Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorAlves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
dc.contributor.advisorNóbrega, José Adérito Ferreira
dc.contributor.authorSantos, Telmo Miguel Machado dos
dc.date.accessioned2025-01-14T14:57:37Z
dc.date.available2025-01-14T14:57:37Z
dc.date.issued2024-07-08
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do estágio pedagógico (EP) do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS) da Universidade da Madeira (UMa). Neste documento apresentamos uma reflexão de forma objetiva de todas as atividades previstas e desenvolvidas numa turma do 9º ano de escolaridade, ao longo do ano letivo 2021/2022 na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (EBSAAS). O principal objetivo deste relatório passa por expor, analisar e refletir sobre todas as múltiplas funções, ações e tarefas decorrentes do EP (a prática letiva, as atividades de intervenção na comunidade escolar, as atividades de integração no meio, e as atividades de natureza científico-pedagógica), as quais nos proporcionaram uma enorme experiência, enriquecendo a nossa formação académica e alicerçando as nossas bases fundamentais que nos vão ajudar no futuro enquanto profissionais da educação. Desta forma o documento contempla as múltiplas funções, ações e tarefas efetuado ao longo do ano letivo, tais como: (i) Prática Letiva; (ii) Atividades de Integração no Meio; (iii) Atividades de Integração na Comunidade Escolar (iv) Atividades de Natureza Científico-Pedagógica. Convictos que o EP é um processo complexo, o qual exige esforço, capacidade de adaptação, dedicação e responsabilidade, consideramos que todos as atividades e tarefas que executámos ao longo deste ano nos fizeram evoluir e consolidar competências multidisciplinares que foram muito para além da lecionação da disciplina de EF. Terminamos cientes que o estágio pedagógico é, sem dúvida, fulcral para o nosso desenvolvimento enquanto profissionais da educação, no entanto temos a consciência de que a nossa formação não termina no final deste ciclo de estudos e é sempre um processo continuo. A reflexão e pesquisa sobre as diversas situações vivenciadas durante este EP e sobre outras que irão surgir ao longo da nossa carreira, vão contribuir para a nossa evolução e aprendizagem permitindo-nos melhorar enquanto profissionais e pessoas.por
dc.description.abstractThis report appears within the scope of the pedagogical internship (PE) of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education (MEEFEBS) at the University of Madeira (UMa). In this document we present an objective reflection of all the activities planned and developed in a 9th year class, throughout the 2021/2022 school year at Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (EBSAAS). The main objective of this report is to expose, analyze and reflect on all the multiple functions, actions and tasks arising from the EP (teaching practice, intervention activities in the school community, integration activities in the environment, and activities of a scientific nature -pedagogical), which provided us with enormous experience, enriching our academic training and laying the foundations for our fundamental foundations that will help us in the future as education professionals. In this way, the document covers the multiple functions, actions and tasks carried out throughout the academic year, such as: (i) Teaching Practice; (ii) Environment Integration Activities; (iii) Integration Activities into the School Community (iv) Activities of a Scientific-Pedagogical Nature. Convinced that EP is a complex process, which requires effort, adaptability, dedication and responsibility, we consider that all the activities and tasks we carried out throughout this year made us evolve and consolidate multidisciplinary skills that went far beyond teaching EP. PE discipline. We finish aware that the pedagogical internship is undoubtedly central to our development as education professionals, however we are aware that our training does not end at the end of this study cycle, it is always a continuous process. Reflection and research on the different situations experienced during this EP and on others that will arise throughout our career, will contribute to our evolution and learning, allowing us to improve as professionals and people.eng
dc.identifier.tid203748190
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7113
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEstágio pedagógico
dc.subjectEducação física
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagem
dc.subjectAlunos
dc.subjectPedagogical internship
dc.subjectPhysical education
dc.subjectTeaching-learning
dc.subjectProcess
dc.subjectStudents
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociais
dc.titleRelatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silvapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Telmo Santos 2024.pdf
Size:
4.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: