Repository logo
 
Publication

Aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do 1.º ciclo do ensino básico: Avaliação do programa KidsTalentum

dc.contributor.authorSantos, Mário
dc.contributor.authorSantos, Natalie Nóbrega
dc.contributor.authorFranco, Glória
dc.contributor.authorSilva, Elisabete
dc.date.accessioned2021-06-23T09:06:46Z
dc.date.available2021-06-23T09:06:46Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO presente estudo pretende avaliar a efetividade do programa de outdoor training KidsTalentum na aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do ensino básico. No programa, realizado ao ar livre, as crianças são retiradas da sua zona de conforto e estimuladas a enfrentar vários desafios. Foi adotado um desenho quase experimental com pré-teste e pós-teste, com duas turmas de cada ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, distribuídas num grupo de controlo (n=78) e num grupo experimental (n=78). Para avaliar as competências sociais e emocionais foram utilizados tanto instrumentos de desempenho como de auto e heteroperceção. O efeito do programa foi avaliado através da análise da mudança de scores. Os alunos que participaram no programa KidsTalentum apresentaram uma melhoria nas competências de tomada de decisão e autoconhecimento. Os resultados apontam a metodologia outdoor training como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem das competências sociais e emocionais.pt_PT
dc.description.abstractThe present study intends to assess the effectiveness of the KidsTalentum outdoor training program for the social and emotional learning of elementary school children. In this outdoor program, children are removed from their comfort zone and encouraged to face various challenges. A quasi experimental design with pre-test and post-test was adopted, with two classes of each year of elementary school, distributed in a control group (n = 78) and in an experimental group (n = 78 ). In order to evaluate the social and emotional competences, both performance and self and heteroperception instruments were used. The effect of the program was evaluated through the analysis of the change of scores. Students who participated in the KidsTalentum program showed improved decision-making and self-knowledge skills. The results point to the methodology of outdoor training as a tool to facilitate the learning of social and emotional skills.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, M., Santos, N. N., Franco, G., & Silva, E. (2020). Aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do 1. º ciclo do ensino básico: avaliação do programa KidsTalentum. Psicologia: Revista da Associação Portuguesa de Psicologia, 34(2)., 123-142. 10.17575/revista psicologia.v34i2.1503pt_PT
dc.identifier.doi10.17575/revista psicologia.v34i2.1503pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3489
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Portuguesa de Psicologiapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem social e emocionalpt_PT
dc.subjectOutdoor trainingpt_PT
dc.subjectEducação básicapt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectProgramapt_PT
dc.subjectSocial and emotional learningpt_PT
dc.subjectOutdoor trainingpt_PT
dc.subjectElementary educationpt_PT
dc.subjectCompetencept_PT
dc.subjectProgrampt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleAprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do 1.º ciclo do ensino básico: Avaliação do programa KidsTalentumpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage142pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage123pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia: Revista da Associação Portuguesa de Psicologiapt_PT
oaire.citation.volume34pt_PT
person.familyNamede Nóbrega dos Santos
person.familyNameFranco
person.givenNameNatalie
person.givenNameMaria da Glória
person.identifier438346
person.identifier385292
person.identifier.ciencia-idBE1A-8E3B-2BD0
person.identifier.ciencia-id0410-D39E-6784
person.identifier.orcid0000-0002-4973-9311
person.identifier.orcid0000-0001-8634-9120
person.identifier.scopus-author-id56970646900
person.identifier.scopus-author-id56970566700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication999c9e9f-f037-447c-af92-eca3943ed8c8
relation.isAuthorOfPublication0be1e818-ac55-40a0-8e72-af52acd16529
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery999c9e9f-f037-447c-af92-eca3943ed8c8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do 1.º ciclo do ensino básico.pdf
Size:
669.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format