Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
18.81 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação visa a elaboração de um inventário relativo aos quebramares portuários
construídos na Região Autónoma da Madeira (RAM), complementado por uma análise comparativa das soluções adotadas.
Outro dos objetivos passa pela recolha de elementos que possam revelar-se importantes
contributos para futuros desenvolvimentos académicos nesta área da engenharia na UMa.
Numa primeira fase, procedeu-se à identificação de todos os quebramares portuários e à análise
das condições locais. Efetuou-se, a posteriori, um registo fotográfico de modo a poder
enquadrá-los geograficamente na região.
Numa segunda fase, elaborou-se uma base de dados com a informação recolhida dos vários
quebramares identificados, que serviu de termo comparativo para a análise que se seguiu.
Foi elaborada uma análise das secções transversais dos respetivos quebramares e identificadas as diferentes tipologias adotadas, com incidência na construção dos mantos resistentes, constituídos por enrocamento ou por utilização de blocos artificiais de betão.
Por último, foi realizada uma comparação entre os diferentes modelos de quebramares portuários por tipologia e função. De referir que, para cada caso em particular não existe apenas uma solução e a sua escolha é determinada pela conjugação de diferentes fatores, económicos, materiais e operacionais. A seleção da solução mais adequada é em grande parte condicionada pela função que a mesma irá desempenhar bem como pelas características do local de implantação da obra. Realiza-se, assim, uma análise às diferentes soluções de quebramares portuários da RAM com o intuito de avaliar as melhores condições da sua aplicabilidade.
Description
Keywords
Inventário RAM Quebramares Portos Manto resistente Perfil transversal Madeira (Portugal) Porto Santo, Madeira (Portugal) Engenharia Civil . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia