Repository logo
 
Publication

Currículo de Ciências – para uma (educ)ação transformadora em comunidade

dc.contributor.authorCarreira, Sílvia Mateus
dc.contributor.authorKot-Kotecki, Ana França
dc.date.accessioned2023-01-05T10:16:43Z
dc.date.available2023-01-05T10:16:43Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA tríade conhecimento, poder e liberdade continua a fazer sentido, especial mente num contexto pandémico onde a compreensão dos factos científicos se re vela fulcral. Freire recorda-nos que é importante “ensinar o aluno a ler o mundo” para que possa atuar transformando o meio que o envolve. Neste sentido, o ensino das ciências, partindo do currículo projetado, deve potenciar a criação de práticas pedagógicas inovadoras onde o aluno se coloque no centro do processo de aprendi zagem. Por esta razão é importante a implementação do Ensino Experimental das Ciências, desde muito cedo, nomeadamente, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, para que os alunos sejam incentivados a explicar o meio envolvente através de factos científicos. É nosso propósito pensar as questões emergentes na Unidade Curricular Ensino Experimental das Ciências enquanto parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a partir das contribuições de Paulo Freire, com impacto na Prática Pedagógica.pt_PT
dc.description.abstractThe triad of knowledge, power and freedom continues to make sense, especially in a pandemic context, where the understanding of scientific facts is crucial. Freire reminds us that it is important to “teach the student how to read the world” so that he can act by transforming the environment that surrounds him. In this sense, science teaching based on the projected curriculum, should foster the creation of innovative pedagogical practices where the student places himself at the center of the learning process. For this reason, it is important to implement Experimental Science Teaching, from the 1st Cycle of Basic Education, so that students are encouraged to explain the environment through scientific facts. It is our purpose to think about the issues emerging in the Curricular Unit Experimental Teaching of Sciences as an integral part of the Master in Pre-School Edu cation and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, based on the contributions of Paulo Freire.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2022carreirakoteckipt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4882
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)pt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino experimental das ciênciaspt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectExperimental science teachingpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectTrainingpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleCurrículo de Ciências – para uma (educ)ação transformadora em comunidadept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage255pt_PT
oaire.citation.startPage244pt_PT
oaire.citation.titlePaulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021)pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameCarreira
person.familyNameFrança Kot-Kotecki
person.givenNameSílvia
person.givenNameAna Maria
person.identifier.ciencia-id841F-BE75-9B1C
person.identifier.ciencia-id2C1F-D30A-61E1
person.identifier.orcid0000-0003-4177-4523
person.identifier.orcid0000-0002-4313-8363
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationaf14cd02-8fd0-4d75-986f-51d2059a90b3
relation.isAuthorOfPublication7d3bb904-a4c0-41f3-9aa5-dd2601da06e5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7d3bb904-a4c0-41f3-9aa5-dd2601da06e5
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Currículo de Ciências – para uma (educ)ação transformadora em comunidade.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: