Repository logo
 
Publication

MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Médicas::Medicina Básicapt_PT
dc.contributor.advisorCameirão, Mónica da Silva
dc.contributor.authorConceição, Maria João Pereira Gouveia da
dc.date.accessioned2023-11-27T17:05:30Z
dc.date.available2023-11-27T17:05:30Z
dc.date.issued2023-10-23
dc.description.abstractCom o envelhecimento da população, é cada vez mais comum encontrar pessoas com demência. A demência é caracterizada pela perda de habilidades emocionais e cognitivas. Nesta dissertação, propomos um novo sistema para estimulação cognitiva através de jogos, o MentalSense, onde pessoas em estado demencial podem realizar alguns exercícios cognitivos para cuidar de um animal de estimação, trabalhando no mínimo cinco domínios cognitivos: atenção, memória episódica, raciocínio lógico, pensamento abstrato e funções executivas. O jogo está implementado em tablet para poder ser usado em diversos lugares e situações. Foram realizados diversos estudos, desde questionários online e entrevistas a cuidadores formais e informais, e seguiu-se um design participativo com psicólogo e psicomotricista, onde obtivemos informação sobre as necessidades desta população e de quem presta cuidados a estes. Realizámos um estudo piloto, o qual culminou em sugestões para o melhoramento da aplicação final. O protótipo final foi testado através de um estudo de caso com dois participantes acompanhados por um psicólogo, que realizaram várias sessões com o MentalSense, com resultados positivos.pt_PT
dc.description.abstractAs the population ages, it is increasingly common to find people with dementia. Dementia is characterized by the loss of emotional and cognitive abilities. In this dissertation, we propose a new system for cognitive stimulation through games, MentalSense, where people with dementia can perform some cognitive exercises to take care of a pet, working on at least five cognitive domains: attention, episodic memory, logical reasoning, abstract thinking and executive functions. The game is implemented on a tablet so it can be used in different places and situations. Several studies were carried out, from online questionnaires and interviews with formal and informal caregivers, and a participatory design with a psychologist and psychometrician was followed, where we obtained information about the needs of this population and those who provide care to them. We carried out a pilot study, which culminated in suggestions for improving the final application. The final prototype was tested through a case study with two participants accompanied by a psychologist, who carried out several sessions with MentalSense, with positive results.pt_PT
dc.identifier.tid203397070pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5397
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectEstimulação cognitivapt_PT
dc.subjectDemênciapt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectAplicação de tabletpt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectCognitive stimulationpt_PT
dc.subjectDementiapt_PT
dc.subjectGamept_PT
dc.subjectTablet applicationpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleMentalSense. A ludic and didactic game for people with dementiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameInternational Master in Interactive Media Designpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertacao_MariaJoaoPGConceicao.pdf
Size:
8.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: