Publication
MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Medicina Básica | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cameirão, Mónica da Silva | |
dc.contributor.author | Conceição, Maria João Pereira Gouveia da | |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T17:05:30Z | |
dc.date.available | 2023-11-27T17:05:30Z | |
dc.date.issued | 2023-10-23 | |
dc.description.abstract | Com o envelhecimento da população, é cada vez mais comum encontrar pessoas com demência. A demência é caracterizada pela perda de habilidades emocionais e cognitivas. Nesta dissertação, propomos um novo sistema para estimulação cognitiva através de jogos, o MentalSense, onde pessoas em estado demencial podem realizar alguns exercícios cognitivos para cuidar de um animal de estimação, trabalhando no mínimo cinco domínios cognitivos: atenção, memória episódica, raciocínio lógico, pensamento abstrato e funções executivas. O jogo está implementado em tablet para poder ser usado em diversos lugares e situações. Foram realizados diversos estudos, desde questionários online e entrevistas a cuidadores formais e informais, e seguiu-se um design participativo com psicólogo e psicomotricista, onde obtivemos informação sobre as necessidades desta população e de quem presta cuidados a estes. Realizámos um estudo piloto, o qual culminou em sugestões para o melhoramento da aplicação final. O protótipo final foi testado através de um estudo de caso com dois participantes acompanhados por um psicólogo, que realizaram várias sessões com o MentalSense, com resultados positivos. | pt_PT |
dc.description.abstract | As the population ages, it is increasingly common to find people with dementia. Dementia is characterized by the loss of emotional and cognitive abilities. In this dissertation, we propose a new system for cognitive stimulation through games, MentalSense, where people with dementia can perform some cognitive exercises to take care of a pet, working on at least five cognitive domains: attention, episodic memory, logical reasoning, abstract thinking and executive functions. The game is implemented on a tablet so it can be used in different places and situations. Several studies were carried out, from online questionnaires and interviews with formal and informal caregivers, and a participatory design with a psychologist and psychometrician was followed, where we obtained information about the needs of this population and those who provide care to them. We carried out a pilot study, which culminated in suggestions for improving the final application. The final prototype was tested through a case study with two participants accompanied by a psychologist, who carried out several sessions with MentalSense, with positive results. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203397070 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/5397 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia | pt_PT |
dc.subject | Estimulação cognitiva | pt_PT |
dc.subject | Demência | pt_PT |
dc.subject | Jogo | pt_PT |
dc.subject | Aplicação de tablet | pt_PT |
dc.subject | Technology | pt_PT |
dc.subject | Cognitive stimulation | pt_PT |
dc.subject | Dementia | pt_PT |
dc.subject | Game | pt_PT |
dc.subject | Tablet application | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia | pt_PT |
dc.title | MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | International Master in Interactive Media Design | pt_PT |