Repository logo
 
Publication

Professor, um eterno aprendiz: os desafios de uma docente em início de carreira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.fosCiências Naturais::Matemáticas
dc.contributor.advisorFernandes, Elsa Maria dos Santos
dc.contributor.authorReis, Lucy Gonçalves dos
dc.date.accessioned2025-11-12T10:11:36Z
dc.date.available2025-11-12T10:11:36Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractSendo os primeiros anos de prática profissional uma época de grande importância na construção da identidade de um professor, os mesmos são também fonte de dificuldades que poderão causar grandes constrangimentos a um professor iniciante se este não se sentir motivado para a carreira que abraçou. Os principais problemas identificados foram, para além do cuidado com a aprendizagem dos alunos, a necessidade de uma maior intervenção formativa da própria docente, uma grande preocupação centrada em si própria, na procura de mais experiência e partilha de saberes que a levasse a minimizar o choque com a realidade a que esteve sujeita. Este choque prendeu-se com a variedade de funções que são incumbidas ao professor, que vão muito além do “dar a aula”, como também com o desfasamento existente entre aquilo que se aprende aquando da nossa formação inicial com o que se acaba fazendo na escola. A importância de uma boa integração na comunidade escolar bem como um bom trabalho de pares, aproveitando a experiência dos que têm mais anos de prática, são cruciais na delineação da identidade do professor e na relação que este estabelece com o ensino. Esta construção, contudo, não é definitiva pois o professor está em constante formação e aprendizagem, sempre dependente do meio onde exerce a sua atividade. Uma reflexão sobre a sua prática letiva e formação também são essenciais na melhoria da qualidade do desempenho profissional de um professor. Neste domínio, a docente concluiu que a formação inicial dotou-a de competências que lhe permitiram superar as dificuldades com que se deparou. Contudo, é sugerido que sejam abordados certos domínios que, ao longo da sua formação inicial, não foram referenciados e que na prática teve de lhes fazer face: o trabalho com alunos com necessidades educativas especiais; relação com os encarregados de educação; legislação que pauta os direitos e v deveres do professor e formação mais específica em administração e gestão escolar. Sendo a formação contínua uma extensão da inicial, a docente concluiu que a mesma não contribuiu significativamente para minorar as dificuldades do Ensino da Matemática propriamente dito. As ações, na sua grande maioria, foram de ordem transversal de áreas de saber, havendo poucas específicas para o ensino da disciplina que leciona. A frequência às formações que existem estão condicionados por diversos fatores que vão desde a pouca variedade na oferta; o estar, ou não, sindicalizado; incompatibilidade horária ou limite no número de vagas. A necessidade de saber gerir tempo, emoções, pessoas, até certos ideais pedagógicos que sempre nortearam a nossa formação fazem com que os primeiros anos sejam uma época de exploração, descoberta, mas também de muitas incertezas.por
dc.description.abstractThe first years of teaching being a time of great importance in the formation of the teacher’s professional identity, these are also a source of difficulties that can cause great constraints to a novice teacher should they lack motivation for the career that they have embraced. The main problems identified, besides the concern on the students’ learning, were the need for further training, a major concern centred on herself, seeking more experience and the sharing of expertise that would help her minimise the reality shock she was subjected to. This shock lies in the variety of functions that are entrusted to the teacher that go far beyond "teaching the class," as well as the gap between what is learned during our initial training, with what we end up doing in school. The importance of good integration in the school community, as well as good pair work, taking advantage of the know-how of those who have more years of practice, is crucial to delineate the identity of the teacher and the relationship it establishes with teaching. This construction however, is not definitive because the teacher is constantly training and always dependent on the setting where it exerts its’ activity. A reflection on the teacher’s practice and on her training is also essential in improving the quality of her performance. In this aspect, she concluded that her initial training provided the skills that enabled her to overcome the difficulties she faced. However, it is suggested that certain areas should be addressed, throughout the initial training, that in her case had not been referenced and, which in practice, had to deal with: working with students with special educational needs, relationship with parents, legislation that guides the teachers’ rights and duties, and more specific training in school administration and management. The continuous training, being an extension of the initial one, the teacher vii concluded that it did not contribute significantly to reduce difficulties specifically on teaching Maths. The vast majority of training offered were of transverse areas of knowledge, being few specific to the subject she teaches. The attendance on the existent training is conditioned by several factors that go from the little variety offered, union membership or lack thereof, schedule incompatibility or limit on the number of entries. Time management skills, emotion and people-management, even some pedagogical ideals that have always guided our training, make the early years a time of exploration and discovery but also of many uncertainties.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7459
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectAtividade profissional
dc.subjectInício de carreira
dc.subjectEnsino
dc.subjectMatemática
dc.subjectProfessional activity
dc.subjectEarly career
dc.subjectTeaching
dc.subjectMath
dc.subjectEnsino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
dc.subject.
dc.subjectCentro de Ciências Exatas e da Engenharia
dc.titleProfessor, um eterno aprendiz: os desafios de uma docente em início de carreirapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE+capa.pdf
Size:
1.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: