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Authors
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Abstract(s)
A liderança é um conceito que tem sido alvo de várias interpretações e definições no
último século. O líder, em geral, tem sido visto como alguém que possui determinadas
características inatas ou adquiridas, alguém que se adapta às circunstâncias e ao
contexto em que a organização se insere e alguém que gere conflitos e exerce influência
em ambientes ambíguos, complexos e incertos.
O professor enquanto gestor/líder escolar pode assumir diferentes estilos/comportamentos na liderança da sua organização escolar: transformacional,
transaccional e “laisser-faire”. Os principais «constructos» de liderança –
transformacional, transaccional e passiva – formam um novo paradigma, teoria full
range (Brass e Avolio, 2004) para a compreensão dos efeitos do estilo de liderança. A análise do impacto que alguns indivíduos têm sobre as suas organizações tem
despertado um interesse crescente. Esses indivíduos podem ser chamados líderes
carismáticos (Weber, 1968) ou transformacionais (Bass, 1985; 1990) que são líderes que, através de sua visão pessoal e de sua energia, inspiram os seguidores e têm um impacto significativo em suas organizações. Nas suas investigações sobre o conceito de liderança, Bernard Bass (1985) e Avolio (1999) comparam dois tipos de comportamento de liderança: transaccional e transformacional. Os líderes transaccionais determinam o que os subordinados precisam para realizar seus próprios objectivos e os objectivos da organização. Em contraste, os líderes transformacionais “motivam-nos a fazer mais do que originalmente esperávamos realizar” (Bass 1985, p. 28) elevando nosso sentimento da importância e do valor de nossas tarefas, “fazendo-nos transcender nossos interesses pessoais em nome da equipa, da organização ou de uma política mais ampla” (Bass,1985, p. 29) e elevando nosso nível de necessidade para as necessidades mais altas,como a auto-realização. Este estudo de investigação tem por fim determinar o modo como os docentes
percepcionam a liderança das suas organizações escolares: transformacional,
transaccional ou “laisser-faire”.
Foi utilizado como instrumento de recolha de dados o Multifactor Leadership
Questionnaire (MLQ) desenvolvido por Bass e Avolio (2004) o qual determina/identifica os estilos de liderança através da avaliação dos comportamentos do líder percepcionados pelos seus liderados. O MLQ foi aplicado a uma amostra de 97 escolas na Região Autónoma da Madeira nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2008.
Description
Keywords
Líderança escolar Estilos de liderança Madeira (Portugal) . Centro de Ciências Sociais
Citation
Bento, A.(2008). Estilos de liderança dos líderes escolares da Região Autónoma da Madeira. In Costa, J., Neto-Mendes, A. & Ventura, A. (Org.). Actas do V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar - Trabalho Docente e Organizações Educativas, Aveiro,(145-157).
Publisher
Universidade de Aveiro