Publication
Os estilos de liderança dos líderes escolares da Região Autónoma da Madeira
dc.contributor.author | Bento, António V. | |
dc.date.accessioned | 2010-06-21T14:11:06Z | |
dc.date.available | 2010-06-21T14:11:06Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | A liderança é um conceito que tem sido alvo de várias interpretações e definições no último século. O líder, em geral, tem sido visto como alguém que possui determinadas características inatas ou adquiridas, alguém que se adapta às circunstâncias e ao contexto em que a organização se insere e alguém que gere conflitos e exerce influência em ambientes ambíguos, complexos e incertos. O professor enquanto gestor/líder escolar pode assumir diferentes estilos/comportamentos na liderança da sua organização escolar: transformacional, transaccional e “laisser-faire”. Os principais «constructos» de liderança – transformacional, transaccional e passiva – formam um novo paradigma, teoria full range (Brass e Avolio, 2004) para a compreensão dos efeitos do estilo de liderança. A análise do impacto que alguns indivíduos têm sobre as suas organizações tem despertado um interesse crescente. Esses indivíduos podem ser chamados líderes carismáticos (Weber, 1968) ou transformacionais (Bass, 1985; 1990) que são líderes que, através de sua visão pessoal e de sua energia, inspiram os seguidores e têm um impacto significativo em suas organizações. Nas suas investigações sobre o conceito de liderança, Bernard Bass (1985) e Avolio (1999) comparam dois tipos de comportamento de liderança: transaccional e transformacional. Os líderes transaccionais determinam o que os subordinados precisam para realizar seus próprios objectivos e os objectivos da organização. Em contraste, os líderes transformacionais “motivam-nos a fazer mais do que originalmente esperávamos realizar” (Bass 1985, p. 28) elevando nosso sentimento da importância e do valor de nossas tarefas, “fazendo-nos transcender nossos interesses pessoais em nome da equipa, da organização ou de uma política mais ampla” (Bass,1985, p. 29) e elevando nosso nível de necessidade para as necessidades mais altas,como a auto-realização. Este estudo de investigação tem por fim determinar o modo como os docentes percepcionam a liderança das suas organizações escolares: transformacional, transaccional ou “laisser-faire”. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) desenvolvido por Bass e Avolio (2004) o qual determina/identifica os estilos de liderança através da avaliação dos comportamentos do líder percepcionados pelos seus liderados. O MLQ foi aplicado a uma amostra de 97 escolas na Região Autónoma da Madeira nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2008. | pt |
dc.identifier.citation | Bento, A.(2008). Estilos de liderança dos líderes escolares da Região Autónoma da Madeira. In Costa, J., Neto-Mendes, A. & Ventura, A. (Org.). Actas do V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar - Trabalho Docente e Organizações Educativas, Aveiro,(145-157). | pt |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-281-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/55 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.subject | Líderança escolar | pt |
dc.subject | Estilos de liderança | pt |
dc.subject | Madeira (Portugal) | pt |
dc.subject | . | pt |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | |
dc.title | Os estilos de liderança dos líderes escolares da Região Autónoma da Madeira | pt |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade de Aveiro | pt |
oaire.citation.endPage | 157 | pt |
oaire.citation.startPage | 145 | pt |
oaire.citation.title | Actas do V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar - Trabalho Docente e Organizações Educativas | pt |
person.familyName | Bento | |
person.givenName | António V. | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9818-3145 | |
person.identifier.scopus-author-id | 37028106300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | conferenceObject | pt |
relation.isAuthorOfPublication | f3447b0d-37fb-4aae-8162-6e9ed95c8c9d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f3447b0d-37fb-4aae-8162-6e9ed95c8c9d |