Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio de mestrado

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoCarinaFernandes.PDF4.08 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório reúne um conjunto de experiências acumuladas em contexto de estágio pedagógico em duas valências, nomeadamente, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O primeiro foi realizado na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, numa sala de pré-escolar com 26 crianças e o segundo decorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda, numa sala de 2.º ano, com 24 alunos, ambas situadas no concelho do Funchal. Resulta de uma prática pedagógica fundamentada com base em conhecimentos científico pedagógicos, assentes nas pedagogias participativas e na aprendizagem pela ação, partindo do pressuposto que as crianças são os sujeitos construtores do seu conhecimento. Neste sentido, durante a intervenção foram utilizados diversos instrumentos de recolha e tratamento de dados, com vista à análise e reflexão da ação. É ainda exposta a intervenção realizada com as crianças, as famílias e a comunidade escolar. Concluiu-se que as experiências vividas, em ambos os contextos, foram proveitosas para o desenvolvimento profissional docente.
The present report gathers an entirety of accumulated experiences of teaching practice context in two valences of education, particularly in the Pre-School Education and Primary School. The first one was realized on Primary School of São Martinho, in a preschool room with 26 children and the second one took place on Primary School of Ajuda, in a second grade classroom, with 24 students, both located in Funchal. It results on justify pedagogic practice based on scientific-pedagogical knowledge, justified on the participatory pedagogies and active learning, assuming that children are the constructors of their own knowledge. In this sense, during the intervention were used a several instruments for collecting and processing data in order to analyze and to reflect about the action. It‘s still exposed the intervention realized with children, families and the school community. It was conclude that the experiences in both contexts were useful for professional teaching development.

Description

Keywords

1.º Ciclo do Ensino Básico Ação Aprendizagem Crianças Estágio Educação Pré-escolar Primary school Action Learning Children Internship Pre-school Education Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License