Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de mestrado

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Maria da Conceição Figueira de
dc.contributor.authorFernandes, Carina Isabel Sousa
dc.date.accessioned2017-07-10T09:27:27Z
dc.date.available2017-08-10T00:30:09Z
dc.date.issued2013-09-30
dc.description.abstractO presente relatório reúne um conjunto de experiências acumuladas em contexto de estágio pedagógico em duas valências, nomeadamente, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O primeiro foi realizado na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, numa sala de pré-escolar com 26 crianças e o segundo decorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda, numa sala de 2.º ano, com 24 alunos, ambas situadas no concelho do Funchal. Resulta de uma prática pedagógica fundamentada com base em conhecimentos científico pedagógicos, assentes nas pedagogias participativas e na aprendizagem pela ação, partindo do pressuposto que as crianças são os sujeitos construtores do seu conhecimento. Neste sentido, durante a intervenção foram utilizados diversos instrumentos de recolha e tratamento de dados, com vista à análise e reflexão da ação. É ainda exposta a intervenção realizada com as crianças, as famílias e a comunidade escolar. Concluiu-se que as experiências vividas, em ambos os contextos, foram proveitosas para o desenvolvimento profissional docente.pt_PT
dc.description.abstractThe present report gathers an entirety of accumulated experiences of teaching practice context in two valences of education, particularly in the Pre-School Education and Primary School. The first one was realized on Primary School of São Martinho, in a preschool room with 26 children and the second one took place on Primary School of Ajuda, in a second grade classroom, with 24 students, both located in Funchal. It results on justify pedagogic practice based on scientific-pedagogical knowledge, justified on the participatory pedagogies and active learning, assuming that children are the constructors of their own knowledge. In this sense, during the intervention were used a several instruments for collecting and processing data in order to analyze and to reflect about the action. It‘s still exposed the intervention realized with children, families and the school community. It was conclude that the experiences in both contexts were useful for professional teaching development.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1593
dc.language.isoporpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectAçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEstágiopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectPrimary schoolpt_PT
dc.subjectActionpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectInternshippt_PT
dc.subjectPre-school Educationpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio de mestradopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCarinaFernandes.PDF
Size:
4.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: