Repository logo
 
Publication

A investigação sobre a formação de professores - Que responsabilidade social?

dc.contributor.authorFernandes, Adérita
dc.contributor.authorCorreia, Fernando
dc.date.accessioned2023-03-01T11:37:05Z
dc.date.available2023-03-01T11:37:05Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractFazer investigação no campo da Educação é partir à procura de respostas que expliquem determinados fenómenos e circunstâncias, a partir das quais possamos construir possíveis trilhos a seguir. Como afirma Sousa, “investigar é procurar descobrir” (2005, p. 11). Partindo deste pressuposto, é possível enfatizar a pertinência social da investigação em Educação (Benavente, 2015). Segun do a mesma autora, “a investigação não pode nem deve ter um carácter meramente instrumental” (p. 10), correndo o risco de as investigações no campo da educação, não contribuírem para mudar a realidade. Neste sentido, a investigação em torno dos contextos de formação inicial de professores emerge da clara importância de preparar futuros profissionais de educação para exercer um julgamento confiável sob uma base sólida de conhecimento na sociedade contemporânea. A formação de professores assume, assim, um compromisso social, na medida em que a docência é entendida como uma profissão que serve propósitos democráticos. De acordo com Bransford, Darling-Hamond e LePage (2019), a docência tem em comum com um conjunto de outras profissões o serviço à sociedade, implicando um compromisso ético e moral. Deste modo, as vozes dos investigadores em educação partilham igualmente uma grande responsabilidade social na produção de conhecimento. Isto deve-se ao facto de não só a educação ser cada vez mais importante para o sucesso dos indivíduos e das nações, mas também pelo facto dos indicadores considerarem que, de entre os recursos educa cionais, as habilidades dos professores e o seu desenvolvimento profissional são fatores com um elevado nível de influência no desempenho escolar dos alunos. Atualmente, para que os novos profissionais possam aceder à car reira docente a habilitação mínima exigida é o mestrado. Uma das opções formativas das instituições de Ensino Superior é o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, contribuindo para a formação de dois profissionais diferentes: Educador de Infância e Professor do 1º Ciclo. Assim, o projeto de doutoramento que agora se apresenta visa compreender como uma única formação dá origem a duas iden tidades profissionais diferentes. Em suma, pretende-se através da investigação em curso realizar uma análise mais focalizada e compreensiva deste curso de mestrado e dos processos de construção de identidade profissional, que permitam “deslindar, examinar e compreender de forma holística e no contexto em que ocorrem determinados fenómenos, acontecimentos e/ou situações mais complexas” (Morgado, 2019, p. 8).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5075
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.relationResearch Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers
dc.relationResearch Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers
dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory
dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInvestigação em educaçãopt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectIdentidade profissional docentept_PT
dc.subjectResponsabilidade social.pt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA investigação sobre a formação de professores - Que responsabilidade social?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleResearch Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers
oaire.awardTitleResearch Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers
oaire.awardTitleDistance Education and Elearning Laboratory
oaire.awardTitleDistance Education and Elearning Laboratory
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00194%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04372%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04372%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceAveiro (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage882pt_PT
oaire.citation.startPage871pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadorespt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameFernandes
person.familyNameCorreia
person.givenNameAdérita
person.givenNameFernando Luís Sousa
person.identifier.orcid0000-0003-2561-3797
person.identifier.orcid0000-0002-9960-9419
person.identifier.ridA-9740-2014
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione04de0d6-2631-484c-9c64-ac98f66c5bb2
relation.isAuthorOfPublication948acc83-d600-4473-8b63-1de04ee77066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye04de0d6-2631-484c-9c64-ac98f66c5bb2
relation.isProjectOfPublication1824485d-14b5-4084-8c99-58bd62da3b83
relation.isProjectOfPublication0e563e63-69e1-4598-a01e-d81b7e48cb0a
relation.isProjectOfPublication865b6c12-7043-453d-bf27-b8e33a72e27a
relation.isProjectOfPublication36b42a56-2d81-400e-ab04-7ee3e754b34b
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery36b42a56-2d81-400e-ab04-7ee3e754b34b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A investigação sobre a formação de professores.pdf
Size:
331.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: