dc.contributor.author | Gouveia, Fernanda | |
dc.contributor.author | Pereira, Gorete | |
dc.contributor.author | Gouveia, Isabel | |
dc.contributor.author | Fraga, Nuno | |
dc.date.accessioned | 2020-06-17T08:46:59Z | |
dc.date.available | 2020-06-17T08:46:59Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Neste artigo, tendo como ponto de partida as Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, procuramos perceber a importância do Pensamento Crítico e do Pensamento Criativo, bem como da Sensibilidade Estética e Artística nas Aprendizagens Essenciais do 1º Ciclo do Ensino Básico, em conformidade com o DecretoLei nº 55/2018 de 6 de julho, que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário. Da análise documental efetuada, e tendo por base os Descritores do Perfil dos Alunos, associados às Áreas de Competências, registaram-se evidências de uma valorização do Pensamento Crítico e do Pensamento Criativo, em oposição ao que sucede na Área de Competência da Sensibilidade Estética e Artística. Constatou-se que é pretendido um perfil de aluno, que seja, sobretudo, conhecedor/sabedor/culto/informado; sistematizador/organizador; criativo; comunicador; questionador; crítico/analítico e responsável/autónomo, visando a mobilização de múltiplas literacias e o desenvolvimento de valores e competências, tendo por base uma formação centrada na pessoa e na dignidade humana. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Currículo, pensamento crítico e criatividade/ Fernanda Gouveia... [et al.]. - In: Educação, artes, cultura: discursos e práticas / org. Ana Cristina Duarte, Natalina Cristóvão. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2020. - ISBN 978-989-54390-3-4. - p. 93-113. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/2806 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação | pt_PT |
dc.relation | Center for Research in Education | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Currículo, pensamento crítico e criatividade | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Center for Research in Education | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal, Madeira (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 113 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 93 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação, artes, cultura: discursos e práticas | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Gouveia | |
person.familyName | Pereira | |
person.familyName | Fraga | |
person.givenName | Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia | |
person.givenName | Gorete | |
person.givenName | Nuno | |
person.identifier.ciencia-id | F011-DC6A-C754 | |
person.identifier.ciencia-id | B71C-B6FF-CB6B | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8354-5046 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1804-8104 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3382-6357 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210292740 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 78799a45-0439-4121-bac7-e46485f897b2 | |
relation.isAuthorOfPublication | 592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622 | |
relation.isAuthorOfPublication | 11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622 | |
relation.isProjectOfPublication | 3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- CapítuloCurrículo, pensamento crítico e criatividade.pdf
- Size:
- 245.55 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format