Repository logo
 
Publication

Currículo, pensamento crítico e criatividade

dc.contributor.authorGouveia, Fernanda
dc.contributor.authorPereira, Gorete
dc.contributor.authorGouveia, Isabel
dc.contributor.authorFraga, Nuno
dc.date.accessioned2020-06-17T08:46:59Z
dc.date.available2020-06-17T08:46:59Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNeste artigo, tendo como ponto de partida as Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, procuramos perceber a importância do Pensamento Crítico e do Pensamento Criativo, bem como da Sensibilidade Estética e Artística nas Aprendizagens Essenciais do 1º Ciclo do Ensino Básico, em conformidade com o DecretoLei nº 55/2018 de 6 de julho, que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário. Da análise documental efetuada, e tendo por base os Descritores do Perfil dos Alunos, associados às Áreas de Competências, registaram-se evidências de uma valorização do Pensamento Crítico e do Pensamento Criativo, em oposição ao que sucede na Área de Competência da Sensibilidade Estética e Artística. Constatou-se que é pretendido um perfil de aluno, que seja, sobretudo, conhecedor/sabedor/culto/informado; sistematizador/organizador; criativo; comunicador; questionador; crítico/analítico e responsável/autónomo, visando a mobilização de múltiplas literacias e o desenvolvimento de valores e competências, tendo por base uma formação centrada na pessoa e na dignidade humana.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCurrículo, pensamento crítico e criatividade/ Fernanda Gouveia... [et al.]. - In: Educação, artes, cultura: discursos e práticas / org. Ana Cristina Duarte, Natalina Cristóvão. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2020. - ISBN 978-989-54390-3-4. - p. 93-113.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2806
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeira, Centro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleCurrículo, pensamento crítico e criatividadept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage113pt_PT
oaire.citation.startPage93pt_PT
oaire.citation.titleEducação, artes, cultura: discursos e práticaspt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameGouveia
person.familyNamePereira
person.familyNameFraga
person.givenNameMaria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
person.givenNameGorete
person.givenNameNuno
person.identifier.ciencia-idF011-DC6A-C754
person.identifier.ciencia-idB71C-B6FF-CB6B
person.identifier.orcid0000-0001-8354-5046
person.identifier.orcid0000-0002-1804-8104
person.identifier.orcid0000-0002-3382-6357
person.identifier.scopus-author-id57210292740
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication78799a45-0439-4121-bac7-e46485f897b2
relation.isAuthorOfPublication592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622
relation.isAuthorOfPublication11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CapítuloCurrículo, pensamento crítico e criatividade.pdf
Size:
245.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format