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Authors
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Abstract(s)
O artigo começa por discutir "cultura escolar" e a necessidade de uma mudança de paradigma educacional. Em seguida, discute a contradição entre o objectivo de educar professores inovadores na utilização
de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a tentativa de fazer isso sob a influência da cultura tradicional embutida nas paredes e nas rotinas da escola, invocando Seymour Papert, como um dos principais críticos da escola fabril. Finalmente, é avançada uma possível forma de contornar aquela contradição, desde que
os formadores de professores estejam conscientes de que ela existe e abordem a formação dos professores segundo uma abordagem construtivista e de acordo com o princípio de isomorfismo, formulado por Gaston Mialaret.
Description
Keywords
Cultura escolar Isomorfismo Construtivismo Inovação pedagógica Paradigma fabril Mudança de paradigma . Centro de Ciências Sociais
Citation
Fino, C. N. (2011). Demolir os muros da fábrica de ensinar. Humanae, v.1, n.4, p. 45-54, Ago. 2011.