Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Mestrado Linda Rodrigues(1).pdf3.28 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório tem como finalidade expor e refletir sobre a aquisição de competências que promovem a obtenção equitativa de aprendizagens das/os crianças/alunos, independentemente dos diferentes contextos e níveis de aprendizagem. Este relatório incide, assim, sobre as Práticas Pedagógicas desenvolvidas, quer no contexto de Educação Pré-Escolar na instituição educativa O Carrocel, quer no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Básica 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro, correlacionando-as com os prossupostos teóricos e metodológicos que direcionaram a minha ação pedagógica. Tendo por base a educação e o ensino no século XXI, serão explanados os Princípios Gerais da Lei de Bases do Sistema Educativo. Incidirei, ainda, sobre a Educação de Infância com enfoque nas Orientações Curriculares para a Educação de Infância, bem como sobre o Perfil de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Salienta-se a relevância das Aprendizagens Essenciais e do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Destaca-se, também, a importância da adaptação da Intencionalidade Educativa com base na aprendizagem ativa, significativa e cooperativa, na diferenciação pedagógica, numa perspetiva de educação inclusiva. Sublinha-se, por fim, que uma educação diferenciada revela-se como uma mais-valia no processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente em grupos/turmas com crianças/alunos que usufruem de Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão. Torna-se importante salientar que este relatório compreende um conjunto de reflexões, partilhas de experiências, de conhecimentos e competências adquiridas, não só nas Práticas Pedagógicas I, II e III, mas também mediante a revisão literária relacionada com as temáticas abordadas em cada uma das referidas práticas.
The goal of the present report is to expose and reflect about the acquisition of competencies that promote the gain of knowledge by the childrens/students, regardless of the different contexts and learning levels of the children. Therefore, this report focuses on the Pedagogical Practices developed in the preschool educational context in the educational institution O Carrocel and also, the 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Básica 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro, correlating with the proposed theory and methodology that lead to my pedagogical action. The general principles of the law on the foundations of the education system are explained based on the education and teaching in the XXI century. I will also focus on the childhood education, having the focal point of the curricular guidelines for early childhood education. As well as the professional performance profile of the kindergarten teacher and the teacher of the 1º cycle. It is also important to emphasize the relevance of the essential learning and the student’s profile when leaving the compulsory schooling. It is highlighted the importance of the adaptation of educational intentionality based on active, significant, and cooperative learning in the pedagogic differentiation in an inclusive perspective. Finally, it is underlined that a differentiated education has been revealed as an added value in the teaching and learning process namely in groups/classes that take part and/or require measures to support learning and inclusion. It is important to mention that this report includes a number of reflections and sharing of experiences, knowledge and competencies acquired not only in the Pedagogical Practices I, II e III, but also through a literary review related to the themes addressed in each of the referred practices.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Práticas pedagógicas Reflexão Intencionalidade educativa Educação inclusiva Preschool education 1.º Cycle of Basic Education Pedagogic education Educational intentionality Inclusive education Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License