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- Burnout parental em pais/cuidadores de adultos com necessidades especiaisPublication . Freitas, Fátima Carolina da Silva; Beja, Maria João Gouveia Pereira; Franco, Maria da Glória d`Eça CostaO conceito burnout parental tem recebido grande atenção nos últimos anos, ainda mais desde a pandemia mundial COVID-19 em que as rotinas e o estilo de vida das famílias sofreram alterações. O burnout parental é uma síndrome que resulta da exposição prolongada ao stress parental crónico que abrange três dimensões: o esgotamento ao cuidar dos filhos, distanciamento emocional das crianças e baixa realização pessoal em relação á paternidade. O presente estudo tem como objetivo principal analisar a prevalência de burnout parental em pais, mães e cuidadores de adultos com necessidades especiais e a relação entre o burnout parental e os fatores sociodemográficos e o funcionamento familiar. Esta investigação possui uma amostra de 38 participantes, sendo que 24 são mães (63,2%), 10 são pais (26,3%) e 4 são elementos da família (10,5%) que cuidam desse adulto com necessidades especiais, em que a idade dos pais/cuidador variam entre os 20 e 82 anos e a maioria dos indivíduos encontram-se casado e vivem em famílias biparentais. O protocolo de avaliação inclui o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Avaliação da Exaustão Parental – QAEP e o Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation - SCORE-15. Estes instrumentos foram aplicados durante um mês e meio, do dia quinze de abril a vinte e cinco de maio, através de um formulário online desenvolvido no Google Forms e em formato papel. Os resultados indicaram a presença de burnout parental em duas mães e constatou-se níveis mais elevados nas dimensões de saturação e distanciamento emocional. Foi possível verificar também através dos resultados que existe uma correlação positiva moderada entre os níveis de Burnout Parental dos pais/cuidadores de adultos com necessidades especiais e os níveis de Funcionamento Familiar.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Linda Constância Costa; Mendes, Guida Reis RodriguesO presente relatório tem como finalidade expor e refletir sobre a aquisição de competências que promovem a obtenção equitativa de aprendizagens das/os crianças/alunos, independentemente dos diferentes contextos e níveis de aprendizagem. Este relatório incide, assim, sobre as Práticas Pedagógicas desenvolvidas, quer no contexto de Educação Pré-Escolar na instituição educativa O Carrocel, quer no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Básica 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro, correlacionando-as com os prossupostos teóricos e metodológicos que direcionaram a minha ação pedagógica. Tendo por base a educação e o ensino no século XXI, serão explanados os Princípios Gerais da Lei de Bases do Sistema Educativo. Incidirei, ainda, sobre a Educação de Infância com enfoque nas Orientações Curriculares para a Educação de Infância, bem como sobre o Perfil de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Salienta-se a relevância das Aprendizagens Essenciais e do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Destaca-se, também, a importância da adaptação da Intencionalidade Educativa com base na aprendizagem ativa, significativa e cooperativa, na diferenciação pedagógica, numa perspetiva de educação inclusiva. Sublinha-se, por fim, que uma educação diferenciada revela-se como uma mais-valia no processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente em grupos/turmas com crianças/alunos que usufruem de Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão. Torna-se importante salientar que este relatório compreende um conjunto de reflexões, partilhas de experiências, de conhecimentos e competências adquiridas, não só nas Práticas Pedagógicas I, II e III, mas também mediante a revisão literária relacionada com as temáticas abordadas em cada uma das referidas práticas.