Repository logo
 
Publication

O método de conhecimento de Paulo Freire e a intervenção comunitária em Portugal

dc.contributor.authorPolli, José Renato
dc.contributor.authorFraga, Nuno
dc.date.accessioned2023-02-27T15:41:34Z
dc.date.available2023-02-27T15:41:34Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEste artigo tem como finalidade apresentar e discutir as bases epistemológicas consti tuintes do método de conhecimento de Paulo Freire e sua incidência prática em políticas de educação de adultos e formas de intervenção comunitárias em Portugal. Decorrentes da aplicação deste método, estas políticas organizadas após a revolução de 25 de abril de 1974 e as intervenções comunitárias coordenadas no âmbito do programa de pós- -graduação em educação da Universidade de Madeira, são exemplos práticos de que o método e os princípios educacionais de Paulo Freire têm sido profícuos na constituição de meios de transformação da realidade social. Trata-se de uma tentativa de contribuir para com a análise desmistificadora da suposta falta de praticidade do método de co nhecimento de Paulo Freire e da inexistência de experiências exitosas a partir dos seus pressupostos filosófico-pedagógicos.pt_PT
dc.description.abstractThis article aims to present and discuss the epistemological foundations of Paulo Frei re’s method of knowledge and its practical impact on adult education policies and forms of community intervention in Portugal. Arising from the application of this method, these policies organized after the revolution of April 25, 1974, and the community interventions coordinated within the scope of the postgraduate program in education at the Univer sity of Madeira, are practical examples that the method and educational principles of Paulo Freire have been fruitful in constituting means of transforming social reality. It is an attempt to contribute to the demystifying analysis of the supposed lack of practicality of Paulo Freire’s method of knowledge and the inexistence of successful experiences based on his philosophical-pedagogical assumptions.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPolli, J. R., & Fraga, N. (2022). O método de conhecimento de Paulo Freire e a intervenção comunitária em Portugal. Revista De Educação Da Unina, 3(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.111pt_PT
dc.identifier.doi10.51399/reunina.v3i1.111pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5069
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFaculdade Uninapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectIntervenção comunitáriapt_PT
dc.subjectMétodo de conhecimento de Paulo Freirept_PT
dc.subjectPaulo Freirept_PT
dc.subjectCommunity interventionpt_PT
dc.subjectPaulo Freire’s method of knowledgept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleO método de conhecimento de Paulo Freire e a intervenção comunitária em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritiba (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage30pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage15pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Educação da Uninapt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameFraga
person.givenNameNuno
person.identifier.ciencia-idB71C-B6FF-CB6B
person.identifier.orcid0000-0002-3382-6357
person.identifier.scopus-author-id57210292740
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O método de conhecimento de Paulo Freire e a intervenção comunitária em Portugal.pdf
Size:
779.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: