Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As potencialidades das imagens e dos vídeos no jardim de infância, uma proposta pedagógica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ESTRELA-E-CORREIA-08-23.pdf1.08 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as potencialidades de propostas pedagógicas desenvolvidas em Jardim de Infância (JI) através do recurso a imagens e a vídeos, projetados através da realidade aumentada. O JI é um local rico em aprendizagens fundamentais para as crianças, que naturalmente têm uma atração por esses recursos e pelas tecnologias, sendo estas uma fonte inesgotável de conhecimento. A esta luz, e no âmbito do Projeto Pedagógico de Grupo acerca da Literacia no JI, desenvolveu se uma experiência científica e tecnológica que evidenciou as competências das crianças a este nível, bem como promoveu novas e diversas aprendizagens através da sua participação ativa. É deveras importante que os educadores planifiquem a sua prática pedagógica de forma inovadora e criativa, neste caso concreto, com a utilização de imagens e de vídeos, rentabilizando a sua dinamicidade e interatividade para conceber situações de aprendizagem, onde impera a agência da criança. Esta proposta está documentada em fotografia e em vídeo, foi partilhada com a comunidade educativa, nomeadamente com os familiares das crianças, tendo estas usufruído de sessões cinematográficas no JI e no seu contexto familiar, onde as crianças são as personagens principais.
This article aims to reflect on the potential of pedagogical proposals developed in kindergarten (JI) with the use of images and videos, projected through augmented reality. The JI is a rich place for fundamental learning for children, who naturally have an attraction for these resources and technologies, being an inexhaustible source of knowledge. In this light, and within the scope of the Group Pedagogical Project on Literacy at the JI, developed a scientific and technological experience that highlighted the children's skills at this level, as well as promoted new and diverse learning through their active participation. It is very important that educators plan their pedagogical practice in an innovative and creative way, in this specific case, with the use of images and videos, making the most of their dynamism and interactivity to design learning situations, where the child's agency prevails. This proposal is documented in photographs and video, it was shared with the educational community, namely with the children's relatives, who enjoyed cinematographic sessions at the JI and in their family context, where children are the main characters.

Description

Keywords

Jardim de infância Imagens Vídeos Tecnologias Comunidade educativa Inovação pedagógica Kindergarten Images Videos Technologies Educational community Pedagogical innovation . Faculdade de Artes e Humanidades Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Madeira

CC License

Altmetrics