Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Conceções e práticas de uma educadora no desvelar da práxis em creche na RAM: um estudo de caso de natureza etnográfica
    Publication . Estrela, Mariana de Azevedo Ribeiro; Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas
    A compreensão das atuais características da Educação de Infância (EI), especificamente na valência de creche (0-3 anos), em Portugal, deve ter em consideração: a evolução histórica; as políticas educativas e curriculares regionais e nacionais; as diversas perspetivas curriculares e pedagógicas abordadas por vários investigadores nacionais e internacionais; a formação, as conceções e as práticas dos educadores em contexto. Neste enquadramento, com a presente investigação, através de um estudo de caso de natureza etnográfica, pretendemos responder à seguinte questão de investigação: como se caracteriza uma prática pedagógica em creche na Região Autónoma da Madeira (RAM)? A observação e a escuta da voz da educadora em estudo, que incluiu o quotidiano pedagógico, as suas histórias de vida, as suas narrativas da prática, as suas perspetivas, os seus fundamentos, as suas conceções, abriram caminho à criação de espaços reflexivos. Essa reflexividade na, para e sobre a prática aliada à formação, à supervisão e à liderança indicam promover a construção de novos conhecimentos, a transformação das práticas, a mudança de paradigmas. Evidencia-se sensibilidade para a realização de transições educativas suaves, harmoniosas e em cooperação, há esforços para melhorar as oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento que são oferecidas aos bebés/crianças, aos profissionais e às famílias, pensando e fazendo diferente e de forma fundamentada, encetando por processos de mudança e de transformação praxiológica rumo à Inovação Pedagógica. Esta investigação permitiu desvelar as conceções e a prática de uma educadora em creche na RAM, podendo daqui extrair um documento reflexivo em termos políticos, práticos e académicos, que poderá contribuir para combater as discrepâncias acerca das conceções em creche, assim como dar visibilidade ao exemplo da RAM como possível modelo concetual ao nível da EI.
  • Paulo Freire, o legado de uma pedagogia nobre
    Publication . Estrela, Mariana
    Através da criação de uma conceção de educação democrática e dialógica, Freire consolidou um dos paradigmas mais ricos da pedagogia contemporânea. Rompeu ra dicalmente com a educação tradicional, transmissiva, bancária, de exclusão, de opres são, ao comprometer-se autenticamente com cada educando (respeitando a sua indivi dualidade, cultura e vivências), ensinou-os e libertou-os da opressão – conscientização, acreditando que a educação possibilita uma sociedade mais justa e equitativa. Desta cou a responsabilidade ética da ação docente, a importância dos conhecimentos cien tíficos e da prática pedagógica – práxis humanista. O seu pensar crítico e libertador é inspirador para todos os educadores que primam por uma pedagogia da autonomia.
  • As potencialidades das imagens e dos vídeos no jardim de infância, uma proposta pedagógica
    Publication . Estrela, Mariana; Correia, Fernando
    O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as potencialidades de propostas pedagógicas desenvolvidas em Jardim de Infância (JI) através do recurso a imagens e a vídeos, projetados através da realidade aumentada. O JI é um local rico em aprendizagens fundamentais para as crianças, que naturalmente têm uma atração por esses recursos e pelas tecnologias, sendo estas uma fonte inesgotável de conhecimento. A esta luz, e no âmbito do Projeto Pedagógico de Grupo acerca da Literacia no JI, desenvolveu se uma experiência científica e tecnológica que evidenciou as competências das crianças a este nível, bem como promoveu novas e diversas aprendizagens através da sua participação ativa. É deveras importante que os educadores planifiquem a sua prática pedagógica de forma inovadora e criativa, neste caso concreto, com a utilização de imagens e de vídeos, rentabilizando a sua dinamicidade e interatividade para conceber situações de aprendizagem, onde impera a agência da criança. Esta proposta está documentada em fotografia e em vídeo, foi partilhada com a comunidade educativa, nomeadamente com os familiares das crianças, tendo estas usufruído de sessões cinematográficas no JI e no seu contexto familiar, onde as crianças são as personagens principais.