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Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Brazão, José Paulo Gomes | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Rui Marcelo Freitas | |
dc.date.accessioned | 2015-12-03T10:03:16Z | |
dc.date.available | 2016-01-05T01:30:14Z | |
dc.date.issued | 2015-05 | |
dc.description.abstract | Quando refletimos sobre o conceito escola, pensamos no futuro, visto estarmos perante os homens e mulheres que terão a responsabilidade de edificar o horizonte da nossa sociedade e, inevitavelmente, da escola atual. Assim, a escola, em parceria com a sociedade, tem como objetivo orientar as crianças e jovens, transformando-os em seres sociais, éticos, críticos, inovadores, tecnológicos, criativos e morais. Para o efeito, é fundamental que os alunos reconheçam essas mesmas caraterísticas na comunidade escolar. A elaboração do presente relatório visa a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No fundo, reflete um conjunto de experiências e aventuras vivenciadas no desenrolar da intervenção pedagógica, no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar, que decorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de Santa Cruz. Com o intuito de promover uma pedagogia participativa, construtivista e democrática, o Relatório de Estágio congrega um conjunto de pressupostos teóricos que fundamentaram a práxis e que, de certo modo, contribuíram para a construção de aprendizagens significativas. Ao longo do corpus do trabalho surgiram duas questões relacionadas com o trabalho cooperativo e, recorrendo à metodologia de investigação-ação, procurou-se refletir sobre as mesmas e promover mudanças no ambiente educativo, sem nunca olvidar que as crianças constituem a essência do processo de ensino/aprendizagem. O objetivo principal era proporcionar-lhes um espaço, dentro e fora da sala de aula, onde a liberdade, a autonomia e a responsabilização representassem os pressupostos máximos da prática pedagógica, pois só assim é possível tomar consciência da complexidade de que se reveste o ato educativo, assumindo-a. Deste modo, são edificadas algumas das problemáticas que fazem parte do quotidiano das escolas e da sua comunidade, que são alvo de reflexão, já que poderão configurar-se pertinentes para a investigação e debates futuros. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/928 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagens significativas | pt_PT |
dc.subject | Cooperativa | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |