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Advisor(s)
Abstract(s)
A educação para a saúde é desenvolvida pelos enfermeiros no contexto hospitalar
procurando responder às necessidades da pessoa confrontada com a doença,
com o internamento e com a alteração do autocuidado.
Esta investigação tem por objectivo compreender como é que os enfermeiros de
um serviço hospitalar educam a pessoa adulta para o autocuidado.
Neste sentido, desenvolvemos um estudo de âmbito qualitativo. Observamos
cinco situações de educação para o autocuidado, realizando posteriormente
entrevistas semi estruturadas. Empregamos a amostra teórica. Os dados foram
analisados recorrendo à grounded theory de Strauss e Corbin (1990).
Os resultados obtidos na análise dos dados permitem concluir que os
enfermeiros quando realizam a educação para a saúde organizam a sua
intervenção segundo um processo lógico, organizado e sistemático, traduzido
nas sub categorias avaliar, planear e implementar. A elaboração formal da etapa
do diagnóstico não foi referida pelos enfermeiros.
Os enfermeiros mobilizam diversas estratégias tais como: avaliar a causa, os
conhecimentos, a linguagem utilizada pelo cliente, a receptividade manifestada,
bem como as dificuldades apresentadas pelo mesmo.
Na fase da execução da educação emergiram as categorias transmitir
conhecimentos, informar, explicar, ensinar, demonstrar, repetir, instruir,
reforçar, mediar e motivar.
A educação para o autocuidado tem por finalidade: promover a aceitação da
limitação, efectuar a preparação para a alta, resolver ou minimizar o problema e
mudar comportamentos. Os cuidados são centrados no prestador (Tones e
Tilford, 1999). Emergiram também as categorias fomentar a gestão da
saúde/doença, promover a qualidade de vida e incentivar a progressão para a
independência, abordagem centrada no cliente (Tones e Tilford, 1999), no modo
de trabalho pedagógico do tipo incitativo, de orientação pessoal (Lesne, 1977) e
na classe das intervenções facilitadoras (Heron, 2001). O espaço físico, a falta de
privacidade e os meios audiovisuais insuficientes foram apontados como factores
que dificultam a educação para o autocuidado no meio hospitalar.
Description
Keywords
Educação para a saúde Autocuidado . Centro de Tecnologias da Saúde
Citation
Publisher
Universidade do Porto: Instituto de Ciências Médicas de Abel Salazar