Repository logo
 
Publication

A influência do mindfulness na criatividade e no bem-estar no ensino superior

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGarcês, Soraia Fernandes
dc.contributor.authorSilva, Mónica Filipa Fernandes da
dc.date.accessioned2023-03-27T10:50:24Z
dc.date.available2023-03-27T10:50:24Z
dc.date.issued2023-02-24
dc.description.abstractConhecer a prática do mindfulness e os seus benefícios é essencial para compreender e promover o bem-estar e a criatividade no sistema educativo. Desta forma, o objetivo principal deste estudo é conhecer e compreender se as práticas de mindfulness têm influência na criatividade e no bem-estar da comunidade educativa do ensino superior. A amostra desta investigação é aleatória e constituída por 295 elementos da comunidade educativa do ensino superior, incluindo funcionários, alunos e docentes. Os instrumentos de medida a utilizados foram a Escala da Personalidade criativa EPC (versão reduzida da (EPC), aferido para a população portuguesa; a Escala de Bem-estar Experiencial (The Wellbeing Experience Scale – WES); Escala Cognitiva e Afetiva de Mindfulness - Revista (Cognitive and Affective Mindfulness Scale-Revised - CAMS-R) e um questionário sociodemográfico. No presente estudo não foram encontradas diferenças de género, sendo que na revisão da literatura não há consenso. Relativamente à idade também não foram encontradas diferenças significativas. Deste modo, os principais resultados apontam que o mindfulness influencia positivamente o bem-estar e a criatividade da comunidade do ensino superior.pt_PT
dc.description.abstractKnowing the practice of mindfulness and its benefits is essential to understand and promote well-being and creativity in the education field. The main objective of this study is to know and understand whether mindfulness practices influence the creativity and well-being of the higher education educational community. The sample of this investigation is constituted randomly from a sample of 295 elements of the educational community of higher education, including employees, students and professors. The measurement instruments used were the EPC Creative Personality Instrument (reduced version of the EPC, measured for the Portuguese population); Wellbeing Instrument (The Wellbeing Experience Scale – WES); Mindfulness Cognitive and Affective Scale - Revista (Cognitive and Affective Mindfulness Scale-Revised - CAMS-R) and a sociodemographic questionnaire. In the present study, they were not gender heterogeneous, and in the literature review there is no consensus. Regarding age, there were also no significant ethnic differences. Thus, the main results indicate that mindfulness positively influences the well-being and creativity of the higher education community.pt_PT
dc.identifier.tid203253922pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5111
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMindfulnesspt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectWelbeingpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectUniversity educationpt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleA influência do mindfulness na criatividade e no bem-estar no ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Mónica Silva.pdf
Size:
1000.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: