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- A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensinoPublication . Sousa, Maria Graciela Rodrigues de; Garcês, Soraia FernandesA Educação representa um papel importante na formação dos mais jovens e na aquisição de conhecimentos pertinentes para enfrentar as exigências do mundo moderno, o que destaca a importância do papel do professor. A literatura (Estrada, 2013) aborda a importância e eficácia dos diversos métodos de ensino no processo de aprendizagem dos alunos, porém torna-se fundamental explorar e investigar a escolha destes métodos e ver se existem variáveis que influenciam, pelo que o objetivo principal deste estudo consiste em estudar a importância da personalidade criativa e do bem-estar docentes nas metodologias de ensino utilizadas pelos docentes nos diferentes ciclos de ensino. A amostra do estudo foi constituída por 329 docentes distribuídos por Portugal Continental e Ilhas, com uma média global de idades de 48.67 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicado um Questionário Sociodemográfico sobres os Métodos de Ensino, a Escala da Personalidade Criativa – Versão Reduzida (Pocinho et al., 2020) e a Escala do Bem-Estar Experiencial (Garcês et al., 2022). Os resultados demonstraram que a criatividade apresenta uma relação positiva significativa com o bem estar, com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa, apesar de não significativa, com o método expositivo. O bem-estar estabelece uma relação positiva significativa com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa significativa com o método expositivo.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Soraia Raquel Araújo; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaO presente relatório de estágio tem como objetivo primordial a partilha e a reflexão alusiva às experiências e aos conhecimentos adquiridos no decorrer das três práticas pedagógicas desenvolvidas para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se estruturado em duas partes, o enquadramento teórico e metodológico que suporta toda a ação desenvolvida e a intervenção pedagógica que evidencia os contextos e as atividades realizadas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, mais precisamente com o grupo da Sala dos Ursos no Auxílio Maternal do Funchal e com a turma do 1ºA e do 3ºB na Escola Básica com Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro. Considerando a importância de o docente assumir uma postura de investigador que analisa, discute e reflete sobre a sua prática educativa com o objetivo de organizá-la tornando o processo de ensino-aprendizagem contextualizado e significativo para os alunos, foi desenvolvido, em cada prática pedagógica, um projeto de Investigação-Ação, com o intuito de colmatar as problemáticas identificadas. Definiu-se e implementou-se, assim, um conjunto de estratégias e atividades em torno das questões orientadoras: “Como promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças na Sala dos Ursos?”, “Como criar ambientes propícios à motivação, concentração e atenção dos alunos no processo de ensino e aprendizagem?” e “ Como promover as competências de escrita dos alunos do 3ºB?”. Assim, este relatório explana todas as reflexões, as aprendizagens, as experiências e os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação inicial para a docência, tendo em consideração a importância do papel ativo das crianças e alunos no processo de ensino e aprendizagem.
- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ascenso, Maria Otília Sebastião; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório é o resultado de um longo processo formativo e das experiências realizadas no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das disciplinas de Prática Pedagógica I, II e III. O estágio prepara o futuro profissional para a docência, seja no Pré-Escolar ou no 1º Ciclo. Neste trabalho, apresenta-se a prática pedagógica, a teórica e desenvolve-se dois projetos de Investigação-Ação. Na Prática Pedagógica I, foi trabalhado o projeto com base numa criança de cinco anos que tinha uma perturbação a nível sensorial e que apresentava diversos problemas de relacionamento com o grupo e com os adultos. A questão colocada foi a seguinte: Como é que o grupo da “Sala Verde” pode contribuir para a integração social da criança com necessidades educativas especiais na área da comunicação? Com a implementação de algumas estratégias, aos poucos, apercebemo nos da interação da criança com as outras e também com os profissionais de educação. No Ensino Básico, o Projeto foi realizado na Prática III, a questão formulada foi sugerida pela professora cooperante do 1º ano. O tema escolhido foi pertinente, uma vez que os alunos iniciavam o seu primeiro contacto no processo da escolarização. A partir desse momento, e em diálogo com a professora cooperante, tomei algumas notas e elaborei a minha questão que consistiu na seguinte: Como é que os alunos do 1º ano aprendem a ler, a desenhar as letras e a desenvolver a consciência fonológica? Tendo em conta esta problemática, ao planear as atividades, procurei implementar algumas estratégias e, com o decorrer dos dias, os alunos foram evoluindo significativamente na temática em estudo, pois cada dia exercitavam a escrita e a leitura e consequentemente foram adquirindo a consciência fonológica.
- A influência do mindfulness na criatividade e no bem-estar no ensino superiorPublication . Silva, Mónica Filipa Fernandes da; Garcês, Soraia FernandesConhecer a prática do mindfulness e os seus benefícios é essencial para compreender e promover o bem-estar e a criatividade no sistema educativo. Desta forma, o objetivo principal deste estudo é conhecer e compreender se as práticas de mindfulness têm influência na criatividade e no bem-estar da comunidade educativa do ensino superior. A amostra desta investigação é aleatória e constituída por 295 elementos da comunidade educativa do ensino superior, incluindo funcionários, alunos e docentes. Os instrumentos de medida a utilizados foram a Escala da Personalidade criativa EPC (versão reduzida da (EPC), aferido para a população portuguesa; a Escala de Bem-estar Experiencial (The Wellbeing Experience Scale – WES); Escala Cognitiva e Afetiva de Mindfulness - Revista (Cognitive and Affective Mindfulness Scale-Revised - CAMS-R) e um questionário sociodemográfico. No presente estudo não foram encontradas diferenças de género, sendo que na revisão da literatura não há consenso. Relativamente à idade também não foram encontradas diferenças significativas. Deste modo, os principais resultados apontam que o mindfulness influencia positivamente o bem-estar e a criatividade da comunidade do ensino superior.