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Authors
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Abstract(s)
Esta dissertação é fruto de um processo de reflexão sobre a minha experiência pro
fissional de nove anos de serviço, como docente de matemática, bem como do interesse
pela análise do processo de aprendizagem que os alunos do sétimo ano de escolaridade
fazem das noções elementares da álgebra.
Para realizar esta investigação, foi selecionada uma turma de sétimo ano, em que a
maioria dos alunos é interessada pelo seu percurso escolar, embora, por vezes, não sejam
constantes na sua prestação em sala de aula, bem como na realização do estudo correto em
casa.
Neste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, de caráter
interpretativo.
O estudo das noções elementares da álgebra no sétimo ano de escolaridade é um
marco de suma importância no percurso escolar dos alunos.
É no sétimo ano de escolaridade que estes têm o primeiro contacto com noções
elementares da álgebra. Por isso as experiências iniciais tornam-se fulcrais para uma
aprendizagem significativa da álgebra.
Assim, neste estudo, pretende-se estudar o impacte das várias tarefas aplicadas em
sala de aula, quer individualmente, quer aos pares, ou em turma, a fim de se perceber o
que, efetivamente, o aluno aprendeu das noções elementares da álgebra, mais concretamen
te das equações.
Com estas tarefas foi possível identificar algumas das dificuldades sentidas pelos
alunos, neste ramo da matemática.
Description
Keywords
Noções elementares da álgebra Evolução da noção de equação Pensamento algébrico Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia