Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.5 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O trabalho aqui apresentado visa dar a conhecer aos leitores como os alunos
aprendem Geometria a nível do 7.º ano de escolaridade (3.º Ciclo do Ensino Básico).
O que me motivou à escolha deste tema foi compreender o que sentem os alunos
quando se deparam com situações problemáticas que envolvem conhecimentos
geométricos e como são capazes de as resolver. Por esta razão predispus-me a realizar uma investigação cujo propósito foi compreender como os alunos aprendem Geometria quando frequentam o 7.º ano de escolaridade.
Para poder efetuar o estudo, desenvolver o problema proposto e orientar o trabalho
de investigação, considerei três questões fundamentais:
1. Como é que a utilização de materiais manipuláveis contribui para a
aprendizagem de conceitos e propriedades geométricas?
2. Como é que o uso de software Geométrico contribui para a construção do
pensamento geométrico dos alunos?
3. Como é que a utilização de materiais manipuláveis e de software Geométrico
contribuem para o desenvolvimento do raciocínio e da comunicação
matemática?
O estudo foi desenvolvido, ao longo dos segundo e terceiro períodos, do corrente
ano letivo, numa turma de 7.º ano de escolaridade de uma escola básica dos 2.º e 3.º ciclos do Concelho de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira.
Os dados recolhidos foram resultado da aplicação de atividades que envolvem
materiais manipuláveis e o programa de Geometria Dinâmica: GeoGebra.
Neste trabalho investigativo, utilizei o método qualitativo onde a recolha de dados
foi baseada na observação direta dos alunos em contexto sala de aula (com recurso aos
meios audiovisuais) e na entrega de resoluções das atividades propostas (em formato de papel e formato digital). A análise dos dados foi realizada de acordo com as questões previamente formuladas. As conclusões refletem o papel essencial do professor como principal mediador de todo o processo de ensino e aprendizagem do aluno, assim como, a importância da diversificação de estratégias na sala de aula de Matemática.
Description
Keywords
Geometria Ensino Aprendizagem Materiais manipuláveis Geometria dinâmica GeoGebra Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia