Repository logo
 
Publication

Aprender geometria no 7º ano de escolaridade: diferenciação de estratégias na sala de aula

dc.contributor.advisorFernandes, Elsa Maria dos Santos
dc.contributor.authorNeto, Paula Cristina da Silva
dc.date.accessioned2014-10-30T11:37:29Z
dc.date.available2014-10-30T11:37:29Z
dc.date.issued2013-09
dc.date.submitted2014-10-30
dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado visa dar a conhecer aos leitores como os alunos aprendem Geometria a nível do 7.º ano de escolaridade (3.º Ciclo do Ensino Básico). O que me motivou à escolha deste tema foi compreender o que sentem os alunos quando se deparam com situações problemáticas que envolvem conhecimentos geométricos e como são capazes de as resolver. Por esta razão predispus-me a realizar uma investigação cujo propósito foi compreender como os alunos aprendem Geometria quando frequentam o 7.º ano de escolaridade. Para poder efetuar o estudo, desenvolver o problema proposto e orientar o trabalho de investigação, considerei três questões fundamentais: 1. Como é que a utilização de materiais manipuláveis contribui para a aprendizagem de conceitos e propriedades geométricas? 2. Como é que o uso de software Geométrico contribui para a construção do pensamento geométrico dos alunos? 3. Como é que a utilização de materiais manipuláveis e de software Geométrico contribuem para o desenvolvimento do raciocínio e da comunicação matemática? O estudo foi desenvolvido, ao longo dos segundo e terceiro períodos, do corrente ano letivo, numa turma de 7.º ano de escolaridade de uma escola básica dos 2.º e 3.º ciclos do Concelho de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira. Os dados recolhidos foram resultado da aplicação de atividades que envolvem materiais manipuláveis e o programa de Geometria Dinâmica: GeoGebra. Neste trabalho investigativo, utilizei o método qualitativo onde a recolha de dados foi baseada na observação direta dos alunos em contexto sala de aula (com recurso aos meios audiovisuais) e na entrega de resoluções das atividades propostas (em formato de papel e formato digital). A análise dos dados foi realizada de acordo com as questões previamente formuladas. As conclusões refletem o papel essencial do professor como principal mediador de todo o processo de ensino e aprendizagem do aluno, assim como, a importância da diversificação de estratégias na sala de aula de Matemática.por
dc.identifier.tid201160943
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/646
dc.language.isoporpor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMateriais manipuláveispor
dc.subjectGeometria dinâmicapor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Exatas e da Engenhariapor
dc.titleAprender geometria no 7º ano de escolaridade: diferenciação de estratégias na sala de aulapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCristinaNeto.pdf
Size:
4.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: