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A prática pedagógica do teatro na formação de crianças e adolescentes no ensino fundamental: as possibilidades de uma educação transformadora

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O presente trabalho investiga as possibilidades de inovação em práticas pedagógicas mediadas pela arte, particularmente pelo teatro, na formação de crianças e adolescentes, estudantes do Ensino Fundamental, e as repercussões pessoais e sociais em suas vidas, no que se refere à produção de identidades autônomas, geração de cidadania e perspectiva de transformação. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa com abordagem do tipo etnográfica. No que concerne aos instrumentos de coleta de dados fizemos opção, considerando a coerência com as perspectivas definidas acima, pela observação participante, o diário de campo, entrevistas semi-estruturadas e grupos focais, concentrando as atenções nos atores da pesquisa, nas suas relações e sensações no processo de trabalho e nos resultados percebidos. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, discutimos o sentido dos conceitos de arte, teatro e educação, destacando as categorias de inovação pedagógica e educação biofílica, as novas demandas sociais contemporâneas, a urgência por perspectivas educacionais diferenciadas, a importância da arte como instrumento de mobilização e sensibilização e suas relações com a formação integral de crianças e adolescentes. Enfatiza-se que, a arte não pode ser vista estritamente como uma prática voltada ao desenvolvimento de virtudes artísticas no processo educacional, mas como uma estratégia de mobilização grupal e de sensibilização pessoal, possibilitando transformações importantes no processo formativo de crianças e adolescentes, no sentido da formação integral e, portanto, ancorada na felicidade humana, na ética e na tomada de consciência critica que gera responsabilidade social e apreço pelo trabalho coletivo no enfrentamento dos problemas e desafios. Assim sendo, direciona as principais atenções nos atores da pesquisa, particularmente no aprendizado do educando, em suas relações no processo de trabalho, nas sensações e resultados percebidos em cada estudante e na interação com o outro, assim como entre ele e o objeto de estudo.
Le présent travail étudie les possibilités d‟innovation dans les pratiques pédagogiques médiées par l‟art, en particulier le théâtre, dans la formation des enfants et des adolescents, des élèves du primaire, et les répercussions personnelles et sociales sur leur vie, en ce qui concerne la production d'identités autonomes, la génération de la citoyenneté et la perspective de transformation. Nous avons donc développé une recherche qualitative avec une approche ethnographique. En ce qui concerne les instruments de collecte de données, nous avons choisi, compte tenu de la cohérence avec les perspectives définies ci-dessus, l'observation des participants, le journal de bord, les entretiens semi-structurés et les groupes de discussion, attirer l'attention sur les acteurs de la recherche, leurs relations et leurs sensations dans le processus de travail et les résultats perçus. Afin de fonder théoriquement la recherche, nous discutons de la signification des concepts d'art, de théâtre et d'éducation, en soulignant les catégories d'innovation pédagogique et d'éducation biophilique, les demandes sociales contemporaines, l‟urgence de perspectives éducatives différenciées, l‟importance de l‟art en tant qu‟instrument de mobilisation et de sensibilisation et son lien avec la formation intégrale des enfants et des adolescents. Il est souligné que l‟art ne peut être considéré strictement comme une pratique visant à développer les vertus artistiques dans le processus éducatif, mais comme une stratégie de mobilisation de groupe et de conscience personnelle, permettant des transformations importantes dans le processus de formation des enfants et des adolescents, au sens de formation intégrale et, partant, ancré dans le bonheur humain, l‟éthique et la conscience critique, générant responsabilité sociale et valorisation du travail collectif face aux problèmes et aux défis. Ainsi, il oriente les principales attentions des acteurs de la recherche, en particulier dans l'apprentissage de l'étudiant, dans ses relations dans le processus de travail, dans les sensations et les résultats perçus chez chaque étudiant et dans l'interaction avec l'autre, ainsi qu'entre lui et l'objet d'étude.

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Educação Práticas teatrais Inovação pedagógica Éducation Pratiques théâtrales Innovation pédagogique Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

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