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Abstract(s)
Este trabalho surge no âmbito do Mestrado no Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, lecionado na Universidade da Madeira no ano letivo de
2011/2012 e tem como objetivo, estudar a prática das atividades investigativas em
contexto de sala de aula e assim compreender de que forma estas contribuem para a
aprendizagem da matemática. Uma vez que o ensino baseado na mecanização de conceitos
pode inibir o desenvolvimento do pensamento dos alunos, como contribuir para uma
atitude negativa em relação a esta disciplina, consideramos pertinente a realização deste estudo, onde as atividades de investigação constituem uma ferramenta matemática fundamental para a aquisição e desenvolvimento do espírito crítico, tão necessário na sociedade em que estão inseridos. Faremos em primeiro lugar, uma abordagem teórica, onde se identifica o conceito e os objetivos deste tipo de atividades, passando então para o estudo particular da aplicação destas atividades nas turmas lecionadas no referido ano letivo. Centramo-nos sobretudo no aluno, como agente ativo da sua própria aprendizagem
e no professor, como um agente de inovação curricular, onde o seu trabalho se baseia
numa abordagem metodológica inovadora do ensino-aprendizagem.
Description
Keywords
Atividades investigativas Ensino Aprendizagem Professor Aluno Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia