Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCamacho, Maria José de Jesus
dc.contributor.authorSousa, Luísa Isabel Gouveia de
dc.date.accessioned2019-03-29T15:09:54Z
dc.date.available2019-03-29T15:09:54Z
dc.date.issued2019-02-25
dc.description.abstractO presente relatório de mestrado tem como objetivo primordial a partilha da reflexão acerca das práticas pedagógicas ocorridas em contexto de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As mesmas desenvolveram-se em dois espaços distintos: na Escola DonaOlga de Brito, onde se realizou o estágio na Sala Amarela; e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Caniço, onde decorreram os estágios com as turmas C e A do 1.º e 4.º ano, respetivamente. Neste sentido, parte do trabalho contém a descrição e reflexão de estratégias e atividades desenvolvidas nas práticas pedagógicas. Este relatório pretende igualmente enquadrar toda a prática desenvolvida com um conjunto de pressupostos teóricos e metodológicos. Os mesmos devem constituir-se aspetos basilares no desenvolvimento profissional de educadores de infância e professores. Importa referir ainda que à profissão docente estão associadas atitudes imprescindíveis de reflexão e investigação que permitem adequar o processo pedagógico às caraterísticas e necessidades dos grupos. Assim sendo, o relatório faz referência à metodologia de investigação-ação, essencial no decorrer das práticas pedagógicas I e II. Através da observação e contacto com os educandos, foram delineados projetos para a atuação em problemas relacionados com os conflitos entre pares, na Prática Pedagógica I. Já na Prática Pedagógica II a questão de investigação está relacionada com os jogos enquanto recurso ao desenvolvimento de aprendizagens. O atual relatório afigura-se como o produto e o resultado das práticas pedagógicas desenvolvidas, revelando-se um instrumento de todo o processo de reflexão, investigação e aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe present master’s report has the primordial objective of a reflexion sharing regarding educational practices occurred in the context of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. They were developed in two distinct locations: at the School Dona Olga de Brito, where, in the Yellow Room, the internship was conducted; and in the Basic School of the 1st Cycle with Pre-School in Caniço, where the internships in A and C classes of the 1st and 4th year were conducted, respectively. In that sense, part of the work contains the description and reflection of strategies and activities developed in educational practices. This report also intends to frame the whole practice developed with a set of theoretical and methodological assumptions. As such, these should form the basis of professional development of educators and teachers alike. In addition, it should also be mentioned that teaching is associated with indispensable attitudes of reflection and research, that allow to adapt the pedagogical method to the characteristics and needs of students. Therefore, this report refers to the research-action methodology, essential in the course of pedagogical practices I and II. Through the observation and contact with students, projects were designed to deal with problems related to peer conflicts, in Pedagogical Practice I. In Pedagogical Practice II, the research question is related to games as a resource for learning development practices. To conclude, the present report appears as the product and outcome of developed pedagogical practices, emerging as an instrument of the whole process of reflection, research and learning.pt_PT
dc.identifier.tid202204766pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2334
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPre-school Educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniçopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoLuísaSousa.pdf
Size:
2.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: