Repository logo
 
Publication

A personalização do processo pedagógico – o diálogo professor-aluno

dc.contributor.authorLopes, Helder
dc.contributor.authorRodrigues, Ana
dc.contributor.authorCorreia, Ana
dc.contributor.authorAlves, Ricardo
dc.contributor.authorFernando, Catarina
dc.contributor.authorPrudente, João
dc.contributor.authorAntunes, Hélio
dc.contributor.authorGouveia, Élvio
dc.date.accessioned2023-01-04T10:00:08Z
dc.date.available2023-01-04T10:00:08Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractUm processo pedagógico que vise o desenvolvimento das capacidades e poten cialidades do aluno, tem de ser personalizado. A perceção que o aluno tem da escola, das metodologias, das matérias, de si próprio e das relações com os outros, não pode ser subestimada no planeamento, implementação e controlo do processo. No âmbito do projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, in tervir, transformar (EFERAM-CIT)”, esta variável tem assumido uma importância acrescida, permitindo dar resposta às necessidades e motivações do aluno sem se perder a coerência programática. Os resultados obtidos evidenciam que, ter em consideração a perceção do aluno sobre as diferentes vertentes do processo pedagógico, facilita o permanente diálo go professor-aluno, potenciando o desenvolvimento do espírito crítico na linha do que é defendido por Paulo Freire.pt_PT
dc.description.abstractA pedagogical process aiming to develop the student’s skills and potential must be personalized. The student’s perception of school, methodologies, subjects, himself, relation ships with others, cannot be underestimated in the planning cycle, implementa tion and control of the pedagogical process. In the project “Physical Education in Schools from the Autonomous Region of Madeira - Understand, intervene, transform (EFERAM-CIT)”, this variable has as sumed extremely importance, allowing to respond to the student’s needs and mo tivations without losing programmatic coherence. The results obtained show that taking into consideration the student’s percep tion of the different aspects of the pedagogical process, this facilitates the perma nent teacher-student dialogue, enhancing the development of a critical spirit in line with what is defended by Paulo Freire.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2022lopesrodriguespt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4876
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)pt_PT
dc.relationUIDB/04083/2020pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPerceçãopt_PT
dc.subjectDiálogopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPersonalizaçãopt_PT
dc.subjectPerceptionpt_PT
dc.subjectDialoguept_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectPersonalizedpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA personalização do processo pedagógico – o diálogo professor-alunopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage190pt_PT
oaire.citation.startPage186pt_PT
oaire.citation.titlePaulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021)pt_PT
person.familyNameLopes
person.familyNameRodrigues
person.familyNameCorreia
person.familyNameAlves
person.familyNameFernando
person.familyNamePrudente
person.familyNameAntunes
person.familyNameGouveia
person.givenNameHelder
person.givenNameAna
person.givenNameAna Luisa Rodrigues Figueira de Sousa
person.givenNameRicardo
person.givenNameCatarina
person.givenNameJoão Filipe
person.givenNameHélio
person.givenNameÉlvio Rúbio
person.identifier667547
person.identifier.ciencia-id3713-DC0D-DAA8
person.identifier.ciencia-idB01E-9F7E-02C9
person.identifier.ciencia-idFD17-8CA1-0ACF
person.identifier.ciencia-id3B10-8BDF-0D67
person.identifier.orcid0000-0002-1388-9473
person.identifier.orcid0000-0003-1675-984X
person.identifier.orcid0000-0002-2515-7587
person.identifier.orcid0000-0002-8330-9315
person.identifier.orcid0000-0003-1247-6017
person.identifier.orcid0000-0002-2706-1749
person.identifier.orcid0000-0003-0927-692X
person.identifier.ridH-7949-2015
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b
relation.isAuthorOfPublication76520f0b-1d4b-4ec4-9361-edc4f71e07df
relation.isAuthorOfPublication051ecc10-9e58-4acd-9829-22e9b347a2d1
relation.isAuthorOfPublication380a57e9-84d4-4e76-b0cf-5bfb652f14a2
relation.isAuthorOfPublicationf1f3e888-fd14-47f3-8fa6-dc40d271602d
relation.isAuthorOfPublication0195e916-b334-4105-861f-5481fdc80613
relation.isAuthorOfPublication1d6c4c20-b81e-4f98-93fe-a25549edf5fd
relation.isAuthorOfPublicationbac4d787-0647-4e23-82d0-0a905ddcd3e1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf1f3e888-fd14-47f3-8fa6-dc40d271602d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A personalização do processo pedagógico – o diálogo professor-aluno.pdf
Size:
139.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: