Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

EDISCA - Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes: uma prática pedagógica inovadora?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoNilzeteOliveira .pdf11.37 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O trabalho tem como propósito investigar as práticas pedagógicas da EDISCA- Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes, que tem como foco de atividade a arte e a cultura através da dança desenvolvendo um processo educativo e formativo nos educandos. Através do estudo, procurei saber se há prática pedagógica inovadora nos processos de aprendizagem. Para cumprir estes alvos, a ação culminou com um estudo de caso, de natureza etnográfica com auxílio de literatura específica. Os conceitos de inovação pedagógica tiveram as contribuições de Carlos Fino, Seymour Papert, Thomas Kuhn, Lev Semenovitch Vygotsky, dentre outros, os quais trouxeram aportes relevantes para fundamentação teórica desta pesquisa. Conceitos como a matética, a arte de aprender e o construcionismo, fundamentaram a base teórica da pesquisa e nortearam a observação durante a coleta de dados. Paralela aos estudos teóricos foi realizada em campo uma observação participante. Acompanhei e investiguei as aulas em sala de aula e fora dela, bem como os eventos, atividades e projetos desenvolvidos ou concluídos durante minha estadia, assim como os discursos construídos pelos professores e seus alunos. Pude, através da minha investigação, perceber claramente os conceitos dos autores estudados refletidos no processo de aprendizagem das crianças.
This paper purpose is to investigate the pedagogical practices of the EDISCA - School of Dance and Social Integration for Children and Teenagers, where they work focused on the art activity and culture through dance developing an educational and training process of the students. Through the study, we sought to know if there are innovative pedagogical practices in the learning processes. For achieving these targets, the action culminated in a case study, of ethnographic nature with specific literature aid. The innovative pedagogical concepts have had the contributions of Carlos Fino, Seymour Papert, Thomas Kuhn, Lev Vygotsky Semenovitch, among others, which brought significant contributions to theoretical basis of this research. Concepts like Mathetics, the art of learning and constructivism, justified the theoretical basis of the research and guided the observation during data collection. Parallel to the theoretical studies were performed in participant observation field. We followed and investigated the lessons inside the classroom and outside, the events, activities and projects developed or completed during the stay, as well as the speeches given by the teachers and their students. Through the research we clearly understood the concepts of the study authors reflected in the learning process of children.

Description

Keywords

Aprendizagem Crianças Interação Dança Inovação pedagógica Learning Children Interaction Dance Pedagogical innovation Ciências da Educação – Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License