Repository logo
 
Publication

O bem-estar dos docentes e não docentes à luz da educação inclusiva

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.advisorGarcês, Soraia Fernandes
dc.contributor.authorCarvalho, Mónica Canha
dc.date.accessioned2022-01-05T10:02:36Z
dc.date.available2022-01-05T10:02:36Z
dc.date.issued2021-11-18
dc.description.abstractAnalisar os principais desafios dos profissionais de educação à luz da legislação sobre a Educação Inclusiva em vigor é essencial para compreender e promover o seu bem-estar. Neste estudo, tem-se como objetivo avaliar o bem-estar dos docentes e não docentes de Portugal Continental e ilhas, que trabalham e lidam com alunos com e sem Necessidades de Saúde Especiais (NSE). A amostra é constituída por 368 indivíduos, com uma idade média global de aproximadamente 50 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foram aplicadas a Escala de Bem-estar Experiencial (Pocinho, & Garcês, 2019) e a Escala de Avaliação de Mobbing (Pocinho, & Garcês, 2018). Os resultados de ordem quantitativa permitiram constatar que: existe uma relação significativa negativa entre o Mobbing e o Bem-estar; variáveis sociodemográficas como o género, a localização geográfica e o tempo de serviço não têm influência no bem-estar dos profissionais; os docentes tendem a expressar menor bem-estar comparativamente aos não docentes. Os resultados de ordem qualitativa permitiram verificar que: competências profissionais, relações interpessoais e fatores organizacionais podem influenciar o bem-estar de docentes e não docentes. Implicações práticas são também apresentadas e discutidas.pt_PT
dc.description.abstractAnalyse the main challenges of education professionals in light of the legislation on Inclusive Education is crucial to understand and promote their well-being. In this study, the aim is to assess the well-being of teachers and non-teachers from mainland Portugal and islands, who work and deal with students with and without Special Health Needs (NSE). The sample consists of 368 individuals, with an overall average age of approximately 50 years. The instruments applied were the Experiential Well-being Scale (Pocinho, & Garcês, 2019) and the Mobbing Assessment Scale (Pocinho, & Garcês, 2018). The quantitative results showed that: there is a significant negative relationship between Mobbing and Well-being; sociodemographic variables such as gender, geographic location and length of service do not influence the well-being of professionals; teachers tend to express less well-being when compared to non-teachers. The qualitative analysis allowed to verify that: professional skills, interpersonal relationships and organizational factors may influence the well-being of teachers and non-teachers. Practical implications are also presented and discussed.pt_PT
dc.identifier.tid202837882pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3949
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPsicologia positivapt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectNão docentespt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectPositive psychologypt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectNon-teacherspt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleO bem-estar dos docentes e não docentes à luz da educação inclusivapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese final - Mónica Carvalho - 2011416.pdf
Size:
1.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format