Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.98 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho expõe o percurso realizado no intuito de perceber se são ou não inovadoras as práticas pedagógicas desenvolvidas por uma professora, em contexto de aula, com os seus alunos, a qual fundamenta a sua ação no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna.
Desenvolvemos a investigação através de uma metodologia qualitativa, um estudo de caso, que foi efetuado numa escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, do ensino particular, da Região Autónoma da Madeira, numa turma cuja professora era responsável por dezasseis alunos que frequentavam o terceiro ano de escolaridade.
Procuramos, no enquadramento teórico da investigação, definir o conceito de
inovação e compreendê-lo no campo da pedagogia articulando-o depois, com o modelo
pedagógico do MEM, numa perspetiva construtivista.
No estudo empírico descrevemos a postura pessoal e profissional da professora na
tentativa de entender se as práticas por ela desenvolvidas vão ao encontro da inovação
pedagógica.
No final verificamos que as conclusões se direcionam para uma evidência: a postura profissional e pessoal, assumida pela professora, bem como as suas práticas
pedagógicas, fundamentadas no modelo pedagógico do MEM, evidenciam uma rutura
paradigmática aproximando-se da inovação pedagógica.
Description
Keywords
Inovação pedagógica Modelo pedagógico Movimento da Escola Moderna Práticas pedagógicas Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais