Repository logo
 
Publication

As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.authorRodrigues, Carmen Maria da Silva Gonçalves
dc.date.accessioned2015-04-24T10:31:39Z
dc.date.available2015-04-24T10:31:39Z
dc.date.issued2012-09
dc.date.submitted2015-04-24
dc.description.abstractEste trabalho expõe o percurso realizado no intuito de perceber se são ou não inovadoras as práticas pedagógicas desenvolvidas por uma professora, em contexto de aula, com os seus alunos, a qual fundamenta a sua ação no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Desenvolvemos a investigação através de uma metodologia qualitativa, um estudo de caso, que foi efetuado numa escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, do ensino particular, da Região Autónoma da Madeira, numa turma cuja professora era responsável por dezasseis alunos que frequentavam o terceiro ano de escolaridade. Procuramos, no enquadramento teórico da investigação, definir o conceito de inovação e compreendê-lo no campo da pedagogia articulando-o depois, com o modelo pedagógico do MEM, numa perspetiva construtivista. No estudo empírico descrevemos a postura pessoal e profissional da professora na tentativa de entender se as práticas por ela desenvolvidas vão ao encontro da inovação pedagógica. No final verificamos que as conclusões se direcionam para uma evidência: a postura profissional e pessoal, assumida pela professora, bem como as suas práticas pedagógicas, fundamentadas no modelo pedagógico do MEM, evidenciam uma rutura paradigmática aproximando-se da inovação pedagógica.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/744
dc.language.isoporpor
dc.subjectInovação pedagógicapor
dc.subjectModelo pedagógicopor
dc.subjectMovimento da Escola Modernapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleAs práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências da Educação - Inovação Pedagógicapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCarmenRodrigues.pdf
Size:
2.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: