Repository logo
 
Publication

Processos de liderança no projeto de autonomia e flexibilidade curricular

dc.contributor.authorFraga, Nuno
dc.contributor.authorPereira, Gorete
dc.contributor.authorGouveia, Ana Isabel
dc.contributor.authorGouveia, Fernanda
dc.date.accessioned2021-12-07T14:29:41Z
dc.date.available2021-12-07T14:29:41Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractConsiderando os pressupostos que, em Portugal, enquadram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) elencados no Despacho nº 5908/2017, de 5 de julho que, em “regime de experiência pedagógica, define os princípios e regras orientadores da conceção, operacionalização e avaliação do currículo dos Ensinos Básico e Secundário, de modo a alcançar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” (Artigo 1º), este artigo procura desvelar na voz de cinco diretores (líderes escolares) de escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico, as primeiras evidências da implementação do PAFC. Embora se trate de um processo curricular e pedagógico recente, importa compreender nessas narrativas se as escolas experienciam, de facto, tempos e espaços de uma autonomia construída e contextualizada. Neste sentido, partindo de um estudo de caso múltiplo a partir da aplicação de um inquérito por questionário, convertem-se em eixos temáticos de análise de conteúdo, as seguintes dimensões: autonomia de escola, flexibilidade curricular, prática pedagógica e avaliação. Da triangulação dos dados conclui-se que os diretores de escola assumem o PAFC como uma política educativa que abre espaço pedagógico a uma mudança de paradigma, pelo nível de autonomia outorgado às escolas, permitindo-lhes uma gestão curricular mais contextualizada, por conseguinte mais humanista, mais sensível às realidades locais e às particularidades dos seus públicos.pt_PT
dc.description.abstractThis article’s starting point is the Curriculum Autonomy and Flexibility Project (CAFP), explained in Order No. 5,908/2017 of 5 July, which, in “pedagogical experience regime, defines the principles and rules guiding the conception, operationalization and evaluation of curriculum of basic and secondary education, in order to achieve the Profile of Students Leaving the Compulsory Schooling” (Article 1). This paper aims discovering in the opinion of five principals (school leaders) of public elementary schools, the first evidence of the implementation of CAFP. This is a recent curricular and pedagogical process, but we want to understand if schools really experience times and spaces of constructed and contextualized autonomy. In this sense, the starting point is a multiple case study. We applied a questionnaire survey, and the thematic axes of content analysis are as follows: school autonomy, curriculum flexibility, pedagogical practice and assessment. Data triangulation was performed, and it was concluded that school principals understand the CAFP as an educational policy that opens a pedagogical space to a paradigm shift, due to the level of autonomy given to schools, and that allows a more contextualized curricular management, therefore, more humanistic, more sensitive to local realities and the particularities of its publics.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/s0104-403620220003002936pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3892
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFundação CESGRANRIOpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAutonomia de escolapt_PT
dc.subjectFlexibilidade curricularpt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectPedagogia da autonomiapt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectSchool autonomypt_PT
dc.subjectCurriculum flexibilitypt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectPedagogy of autonomypt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleProcessos de liderança no projeto de autonomia e flexibilidade curricularpt_PT
dc.title.alternativeLeadership processes in the curricular autonomy and flexibility projectpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiro (Brasil)pt_PT
oaire.citation.titleEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopt_PT
person.familyNameFraga
person.familyNamePereira
person.familyNameGouveia
person.familyNameGouveia
person.givenNameNuno
person.givenNameGorete
person.givenNameIsabel
person.givenNameMaria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
person.identifier.ciencia-idB71C-B6FF-CB6B
person.identifier.ciencia-idF011-DC6A-C754
person.identifier.orcid0000-0002-3382-6357
person.identifier.orcid0000-0002-1804-8104
person.identifier.orcid0000-0002-8488-5453
person.identifier.orcid0000-0001-8354-5046
person.identifier.scopus-author-id57210292740
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43
relation.isAuthorOfPublication592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622
relation.isAuthorOfPublication394ea8b8-0d46-435b-a5e0-e6445f79cd30
relation.isAuthorOfPublication78799a45-0439-4121-bac7-e46485f897b2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery78799a45-0439-4121-bac7-e46485f897b2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Processos de liderança no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.pdf
Size:
526.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format