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Abstract(s)
A avaliação das escolas é uma questão que tem levantado muitos debates, não só
a nível político, mas também a nível dos actores educativos. O reforço da autonomia,
bem como a pressão social que hoje em dia se fazem sentir sobre as escolas, exigem que
estas assumam uma maior responsabilidade perante a comunidade em geral. É neste
contexto que a auto-avaliação ocupa um lugar primordial, já que se constitui como um
meio para reflectir e tomar decisões no sentido de melhorar a qualidade escolar.
Partindo desta problemática, este trabalho de pesquisa tem como objecto de
estudo, a análise e reflexão das práticas de auto-avaliação. Pretendeu-se: (i) averiguar
quais as percepções sobre a temática “auto-avaliação das escolas”, (ii) obter uma
panorâmica sobre o estado actual das dinâmicas de auto-avaliação, (iii) determinar se estas têm implicações no processo educativo e (iv) contribuir para que as escolas tomem consciência do trabalho desenvolvido e aperfeiçoem as suas práticas.
Para tal, é apresentado um quadro de referência, onde se procura dar conta dos
pressupostos teóricos inerentes à auto-avaliação organizacional.
Após a definição do quadro teórico, partiu-se para o estudo empírico, procurando situá-lo através da definição do problema que lhe está subjacente,determinando os aspectos que o nortearam e os fundamentos metodológicos.
A análise dos resultados obtidos enfatizou a efectiva importância que é atribuída
aos processos auto-avaliativos na qualidade do ensino e a necessidade de uma maior
formação nesta área.
Description
Keywords
Organização escolar Participação Reflexão Auto-avaliação Melhoria Madeira (Portugal) . Centro de Ciências Sociais