Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Nazaré, EB1/PE da Ladeira e na EB1/PE da Lombada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorKot-Kotecki, Ana Maria França Freitas
dc.contributor.authorFaria, Simone Silva
dc.date.accessioned2019-02-26T11:49:14Z
dc.date.available2019-02-26T11:49:14Z
dc.date.issued2019-02-04
dc.description.abstractA elaboração deste Relatório de Estágio surge na necessidade da reflexão e do cumprimento dos requisitos formais fundamentais para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, pela Universidade da Madeira. Este documento apresenta-se como a fase final, em que culmina a atividade pedagógica por mim desenvolvida nas três unidades curriculares de Prática Pedagógica, tanto em Educação Pré-Escolar como no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As referidas ações pedagógicas realizaram-se, no caso da educação Pré-Escolar, na Escola Básica com Pré-Escolar da Nazaré, mais concretamente no Anexo da Azinhaga da Escola da Nazaré, com um grupo de crianças entre os 4 e os 6 anos; e no caso do 1º ciclo, o primeiro estágio teve lugar na Escola Básica com Pré-Escolar da Ladeira, com uma turma de 3º ano, e o último na Escola Básica com Pré-Escolar da Lombada, com uma turma de 1º e 2º ano. O presente relatório retrata situações em contexto educativo, bem como experiências e atividades desenvolvidas no decorrer da minha prática pedagógica. Neste seguimento, este trabalho encontra-se dividido em duas partes fundamentais. Numa primeira fração são referidas todo um conjunto de temáticas e fundamentações teóricas que suportaram a prática numa abordagem centrada na criança. A segunda fração deste relatório de estágio dedica-se, portanto, à descrição do processo prático de intervenção nos contextos educativos supracitados. É apresentada uma abordagem centrada na aprendizagem significativa e ativa da criança, através do reconhecimento da inteligência emocional ao serviço da interajuda, cooperação e da diferenciação, com recurso ao jogo e ao ensino experimental, com o objetivo da promoção do bem-estar e da colmatação das necessidades de cada aluno. As práticas pedagógicas descritas neste relatório foram orientadas através do levantamento de problemáticas desenvolvidas através de projetos de investigação-ação adaptados às especificidades de cada grupo. Assim, através da definição de questões problema, foram colocadas em prática diferentes estratégias. Pode dizer-se que os resultados foram promissores apesar de a duração no tempo ter sido curta. Na verdade, é importante reconhecer o papel do professor/ educador reflexivo na identificação de problemáticas e dinâmicas, tendo este o poder de atuar sobre elas de forma positiva.pt_PT
dc.description.abstractThe construction of this Internship Report arises from the need to reflect on and fulfill the basic formal requirements for obtaining the Master's Degree in Pre-School Education and 1st Cycle Teaching by the University of Madeira. This document is therefore the final phase of the pedagogical activity developed by me in three curricular units of Pedagogical Practice, both in pre-school education (corresponding to one pedagogical practice - I) and in the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (which corresponded to two pedagogical practices - II and III). In the case of pre-school education, these pedagogical actions were carried out in the Basic School with Pre-School of Nazaré, specifically in the annex of the Azinhaga, with a group of children between 4 and 6 years; and in the case of the first cycle, the first internship took place in the Basic School with PreSchool of Ladeira, with a 3rd grade class, and the last in the Basic School with Pre-School of Lombada with a class of 1st / 2nd grade.This report presents situations in the educational context, experiences and activities developed by me during all pedagogical practices. This work is divided into two fundamental parts. In a first fraction, there’s the reference to a whole set of themes and theoretical foundations that support the practice, in a child-centered approach. The second part of this internship report is devoted to the description of the practical process of intervention in the educational contexts mentioned above. An approach focused on the meaningful and active learning of the child is presented, through the recognition of emotional intelligence at the service of inter-help, cooperation and differentiation, using educational games and experimental teaching, with the objective of promoting well-being and sealing of the needs of each student. The pedagogical practices described in this report were oriented through the observation of problems, developed through action research projects adapted to the specificities of each group. Through the definition of problem issues, different strategies were put into practice. It can be said that the results were promising even though the duration in time was short. What is important is always to consider the role of the reflective teacher / educator, which allows him to identify problems and dynamics, giving him the power to act in the educational environment in a positive way.pt_PT
dc.identifier.tid202175677pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2279
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectEducadorpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.subjectPre-school Educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.subjectEducatorpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Nazaré, EB1/PE da Ladeira e na EB1/PE da Lombadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mestrado-Simone-Silva-Faria.pdf
Size:
5.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: