Publication
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
dc.contributor.advisor | Gouveia, Élvio Rúbio Quintal | |
dc.contributor.author | Sousa, Honorato José Santos Correia de | |
dc.date.accessioned | 2013-10-24T11:27:53Z | |
dc.date.available | 2013-10-24T11:27:53Z | |
dc.date.issued | 2013-10-24 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | O presente relatório está inserido no âmbito da cadeira de Estágio Pedagógico (EP) do Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, que decorreu na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo 2011/12. O seu objetivo passa por relatar a ação global do estagiário ao longo do processo de estágio, refletindo sobre os vários níveis de intervenção: Prática Letiva; Atividades de Integração no Meio (AIM); Atividades de Intervenção na Comunidade Educativa (AICE) e Atividades de Natureza Científico-Pedagógica (ANCP). O processo de Prática Letiva configura-se como uma das componentes do EP com maior importância. A gestão do processo de ensino-aprendizagem mediante a sua planificação, realização e controlo, juntamente com a assistência às aulas, possibilitaram um conjunto de vivências em contexto real de ensino, tornando esta experiência fundamental no processo de formação profissional na área da EF. A intervenção dum professor deve revestir-se de uma natureza eclética, operacionalizando um conjunto de atividades para envolvimento de todo o contexto escolar. As AIM, designadamente a Caracterização da Turma, o Estudo de Caso(relacionado com os baixos níveis de aptidão física dos alunos), a Ação de Extensão Curricular intitulada “Educação e Formação ao Longo da Vida”, bem como as AICE, “GZ On The Moove!” e “FutZarco2012”, configuraram-se como importantes momentos na prossecução desses objetivos. Uma vez que o professor deve adotar uma postura proactiva relativamente à investigação, procurando desenvolver projetos e partilhar conhecimentos, foram dinamizadas as ANCP, onde se debateu as potencialidades pedagógicas do programa de Atividade Física Fitnessgram (Individual) e do fenómeno Futebol de Rua (Coletiva). O EP concretizou-se num processo muito enriquecedor para o desenvolvimento e formação eclética da personalidade profissional enquanto docente, permitindo a aquisição de importantes conhecimentos e competências pedagógicas em contexto real. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/487 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Prática letiva | por |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Natureza eclética | por |
dc.subject | Postura proactiva | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Sousa | |
person.givenName | Honorato | |
person.identifier | 1897448 | |
person.identifier.ciencia-id | BF10-8A48-F025 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7434-643X | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | 2c4dcf99-f4ad-4efc-b996-d6018435d080 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2c4dcf99-f4ad-4efc-b996-d6018435d080 | |
thesis.degree.discipline | Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |