Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

dc.contributor.advisorGouveia, Élvio Rúbio Quintal
dc.contributor.authorSousa, Honorato José Santos Correia de
dc.date.accessioned2013-10-24T11:27:53Z
dc.date.available2013-10-24T11:27:53Z
dc.date.issued2013-10-24
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO presente relatório está inserido no âmbito da cadeira de Estágio Pedagógico (EP) do Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, que decorreu na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo 2011/12. O seu objetivo passa por relatar a ação global do estagiário ao longo do processo de estágio, refletindo sobre os vários níveis de intervenção: Prática Letiva; Atividades de Integração no Meio (AIM); Atividades de Intervenção na Comunidade Educativa (AICE) e Atividades de Natureza Científico-Pedagógica (ANCP). O processo de Prática Letiva configura-se como uma das componentes do EP com maior importância. A gestão do processo de ensino-aprendizagem mediante a sua planificação, realização e controlo, juntamente com a assistência às aulas, possibilitaram um conjunto de vivências em contexto real de ensino, tornando esta experiência fundamental no processo de formação profissional na área da EF. A intervenção dum professor deve revestir-se de uma natureza eclética, operacionalizando um conjunto de atividades para envolvimento de todo o contexto escolar. As AIM, designadamente a Caracterização da Turma, o Estudo de Caso(relacionado com os baixos níveis de aptidão física dos alunos), a Ação de Extensão Curricular intitulada “Educação e Formação ao Longo da Vida”, bem como as AICE, “GZ On The Moove!” e “FutZarco2012”, configuraram-se como importantes momentos na prossecução desses objetivos. Uma vez que o professor deve adotar uma postura proactiva relativamente à investigação, procurando desenvolver projetos e partilhar conhecimentos, foram dinamizadas as ANCP, onde se debateu as potencialidades pedagógicas do programa de Atividade Física Fitnessgram (Individual) e do fenómeno Futebol de Rua (Coletiva). O EP concretizou-se num processo muito enriquecedor para o desenvolvimento e formação eclética da personalidade profissional enquanto docente, permitindo a aquisição de importantes conhecimentos e competências pedagógicas em contexto real.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/487
dc.language.isoporpor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectPrática letivapor
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempor
dc.subjectNatureza ecléticapor
dc.subjectPostura proactivapor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleRelatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarcopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameSousa
person.givenNameHonorato
person.identifier1897448
person.identifier.ciencia-idBF10-8A48-F025
person.identifier.orcid0000-0002-7434-643X
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication2c4dcf99-f4ad-4efc-b996-d6018435d080
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2c4dcf99-f4ad-4efc-b996-d6018435d080
thesis.degree.disciplineEnsino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoHonoratoSousa.pdf
Size:
5.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: