Publication
Integração de componentes sociais em ePortfolios: aplicação ao eGuided
dc.contributor.advisor | Sampaio, Paulo | |
dc.contributor.author | Gomes, Pedro André Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2014-01-10T14:51:47Z | |
dc.date.available | 2014-01-10T14:51:47Z | |
dc.date.issued | 2014-01-10 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | A aprendizagem e consolidação do conhecimento fora da sala de aulas é uma tarefa cada vez mais importante e necessária no dia-a-dia, úteis para aprofundar conhecimentos, desenvolver capacidades complementares ou obter melhores resultados. Neste sentido, a adoção de ferramentas que integrem diversas abordagens como o eLearning, ePAL e ePortfolio, revelam ser uma mais-valia para auxiliar nesta tarefa. Foi com base na integração destes conceitos e abordagens que surgiu a plataforma eGuided, passando a disponibilizar um conjunto de ferramentas específicas para promover e incentivar a aprendizagem dos alunos, assim como o desenvolvimento de determinadas competências e capacidades a vários níveis. De um modo geral, esta plataforma permite disponibilizar informações dos utilizadores relacionadas com o seu percurso académico e profissional, assim como informação pessoal. Por sua vez, estas informações são organizadas de forma a, entre outras coisas, (i) ser possível mostrar a evolução do aluno nos vários níveis; (ii) determinar a abordagem mais adequada para potenciar a aprendizagem do aluno, tendo em conta as suas características; (iii) encontrar pessoas com determinadas características ou capacidades pessoais, profissionais ou académicas. No entanto, ao longo do funcionamento do eGuided tornou-se notória a falta de interação entre os seus membros, que revelaram sentir-se isolados na utilização da mesma. Daí a proposta desta dissertação de mestrado que visa estender a plataforma através da integração de novas funcionalidades características das redes sociais, que a tornassem participativa e promovesse a partilha efetiva e flexível de informação, experiências e conhecimento entre os seus utilizadores. A ideia é promover a utilização de um meio comum e complementar à aprendizagem, que estimule a cooperação entre os membros, dando visibilidade às suas capacidades e competências e, ao mesmo tempo, estabeleça uma ponte entre os alunos e os potenciais empregadores. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/518 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | ePortfolios | por |
dc.subject | Peer-assisted learning | por |
dc.subject | eGuided | por |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Media | por |
dc.subject | Partilha | por |
dc.subject | Engenharia informática | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | por |
dc.title | Integração de componentes sociais em ePortfolios: aplicação ao eGuided | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Engenharia Informática | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Informática | por |