Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.35 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
Os tempos livres na escola, nomeadamente intervalos e hora do almoço são uma
oportunidade para a promoção de um estilo de vida ativo. Neste contexto, foram
objetivos desta investigação: (i) adaptar o sistema de observação SOPLAY; (ii)
caraterizar os níveis de atividade física geral (AFg) nos intervalos das aulas (AF_Int) e hora do almoço (AF_Alm), e (iii) apresentar uma proposta de intervenção para a
promoção da AF naqueles períodos. O sistema de observação SOPLAY (Mckenzie et al.,
2006) é um instrumento validado para caraterizar os níveis de AF durante os intervalos.
Assim, numa 1ª fase procedeu-se à adaptação do protocolo do sistema de observação,
treino da equipa de observadores e determinação da fiabilidade inter e intraobservadores.
Numa 2ª fase, procedeu-se à avaliação dos níveis de AFg de 555 rapazes
e raparigas (9 a 17 anos de idade) de duas escolas de 2º e 3º Ciclos da RAM, através do
questionário PAQ-C (Crocker et al., 1997). Posteriormente, procedeu-se à observação,
caraterização e análise do envolvimento institucional e perfil de atividade física.
Os resultados obtidos na fiabilidade da adaptação do SOPLAY mostram uma elevada
consistência inter- (CCI: 0,850 - 0,994) e intra-observador (CCI: 0,665 - 0,977), e entre os elementos da equipa de observadores e o observador de referência (CCI: 0,831 -
0,976). Os rapazes em média reportaram níveis de AFg superiores comparativamente às
raparigas (2,80 ± 0,64 vs 2,19± 0,52, respetivamente). Nos intervalos, os alunos optam maioritariamente por atividades sedentárias (75,2%), estando caraterísticas do envolvimento institucionais, como disponibilidade de equipamentos e tipologia das áreas (formais), associadas a um perfil mais ativo (p<0,05).
Atendendo à influência do envolvimento institucional nos níveis de AF, desenhou-se
uma proposta de programa de intervenção focalizado no (i) envolvimento físico e (ii)
envolvimento político escolares-
Description
Keywords
Atividade física Intervalos SOPLAY Adolescentes Atividade Física e Desporto . Centro de Ciências Sociais