Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
888.36 KB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A disciplina de Biologia tem encontrado, ao longo de seu percurso, algumas resistências no
que se refere ao aprendizado da mesma, particularmente quando se refere aos conteúdos da
Genética. Temas complexos relacionados a inúmeras pesquisas genômicas geram polêmicas e
levam a discussões, dentro e fora da sala de aula, sobre as sérias implicações de ordem social,
ética e moral que advêm desse universo científico. Essa gama de conteúdos relacionados à
pesquisa genômica, como organismos transgênicos, clonagem, e especialmente a utilização de
células-tronco, leva a discussões sobre os riscos, benefícios e as implicações éticas, sociais e
morais provenientes das biotecnologias geradas por essas pesquisas. Para acompanhar essa
evolução gerada pelos avanços da ciência, é necessário preparar pessoas com senso crítico e
capacidade para participarem dos debates contemporâneos e as implicações que surgem com
os avanços científicos e tecnológicos. No entanto, no ensino da Biologia, em especial aquele
voltado para a genética, normalmente não existe uma preocupação em familiarizar o aluno
com os códigos da ciência, de forma que ele consiga contextualizá-los e relacioná-los com a
vida prática e cotidiana, bem como com os aspectos subjetivos com os quais a ciência trata.
Este contexto colabora para que o aluno sinta dificuldade em entender e assimilar os
conhecimentos dessa pertinência e assim passe a engessar as estatísticas com elevado índice
de reprovações na disciplina de Biologia, especialmente nas escolas da rede pública. Portanto,
esta pesquisa se desenvolve no sentido de examinar as questões relacionadas à metodologia
do ensino tradicional e a prática pedagógica que se utiliza de jogos como instrumentos
facilitadores da aprendizagem, buscando, assim, analisar, investigar e verificar as razões das
resistências no aprendizado de genética a partir do jogo como instrumento inovador de
aprendizagem.
Description
Keywords
Ciências da educação Inovação pedagógica Práticas educativas Aprendizagem Inovação pedagógica Genética Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais