Repository logo
 
Publication

Inspeção e reabilitação de pontes e viadutos em betão armado na R.A.M.

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpt_PT
dc.contributor.advisorLobo, Paulo Renato Camacho da Silva
dc.contributor.advisorBrito, Vitor Alexandre Rodrigues
dc.contributor.authorJesus, Rúben Fábio Abreu de
dc.date.accessioned2016-06-29T13:28:19Z
dc.date.available2016-07-29T00:30:09Z
dc.date.issued2015-02
dc.description.abstractA presente dissertação insere-se na área da inspeção e da reabilitação de obras de arte, mais especificamente pontes e viadutos rodoviários. Uma das principais motivações para o desenvolvimento deste trabalho justifica-se pelo facto de existir na Região Autónoma da Madeira, um elevado número de obras de arte relativamente à sua área, sendo necessário cada vez mais investir em meios e conhecimento especializado na procura de formas economicamente interessantes de inspeção, diagnóstico, gestão da conservação e da monitorização dessas obras de arte. O trabalho desenvolvido teve por objetivo identificar as principais anomalias de pontes e viadutos de betão armado, e, através do auxílio fornecidos por técnicas de inspeção e monitorização, indicar intervenções preventivas e corretivas, visando assegurar a durabilidade dessas obras de arte durante as suas vidas úteis. Numa primeira fase procurou-se enquadrar os conceitos relacionados com as anomalias associadas aos elementos de betão armado enquanto material de construção, bem como na importância durabilidade. Identificou-se os agentes e os mecanismos de deterioração quer do betão e quer do aço, de forma a direcionar o estudo para as principais anomalias que podem-se verificar nos diversos componentes de uma ponte ou viaduto. A seguinte fase do trabalho consiste na identificação dos principais métodos e procedimentos necessários para efetuar-se uma correta inspeção, tendo como objetivo avaliar a natureza e a extensão das anomalias, o que possibilitará na definição de intervenções adequadas de manutenção, conservação, reabilitação ou reforço. Por fim, com base nas fichas de inspeção fornecidas pelas Betar1, fez-se análise do estado de manutenção e do estado de conservação de um conjunto de pontes e viadutos na R.A.M., bem como das anomalias mais frequentes. Elaborou-se ainda um guia de anomalias, indicando-se as principais diretrizes para a realização de inspeções em pontes e viadutos, evidenciando as anomalias que podem verificar-se com maior frequência, bem como os trabalhos recomendados para cada situação.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1201
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEngenharia civilpt_PT
dc.subjectViadutospt_PT
dc.subjectBetão armadopt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectPontept_PT
dc.subjectObras de artept_PT
dc.subjectSistemaspt_PT
dc.subjectConservação e reabilitaçãopt_PT
dc.subjectAnomaliapt_PT
dc.subjectInspeçãopt_PT
dc.subjectManutençãopt_PT
dc.subjectEngenharia Civilpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleInspeção e reabilitação de pontes e viadutos em betão armado na R.A.M.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Civilpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Rúben Jesus_2100007 (VERSÃO FINAL).pdf
Size:
5.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: