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Inspeção e reabilitação de pontes e viadutos em betão armado na R.A.M.
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lobo, Paulo Renato Camacho da Silva | |
dc.contributor.advisor | Brito, Vitor Alexandre Rodrigues | |
dc.contributor.author | Jesus, Rúben Fábio Abreu de | |
dc.date.accessioned | 2016-06-29T13:28:19Z | |
dc.date.available | 2016-07-29T00:30:09Z | |
dc.date.issued | 2015-02 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação insere-se na área da inspeção e da reabilitação de obras de arte, mais especificamente pontes e viadutos rodoviários. Uma das principais motivações para o desenvolvimento deste trabalho justifica-se pelo facto de existir na Região Autónoma da Madeira, um elevado número de obras de arte relativamente à sua área, sendo necessário cada vez mais investir em meios e conhecimento especializado na procura de formas economicamente interessantes de inspeção, diagnóstico, gestão da conservação e da monitorização dessas obras de arte. O trabalho desenvolvido teve por objetivo identificar as principais anomalias de pontes e viadutos de betão armado, e, através do auxílio fornecidos por técnicas de inspeção e monitorização, indicar intervenções preventivas e corretivas, visando assegurar a durabilidade dessas obras de arte durante as suas vidas úteis. Numa primeira fase procurou-se enquadrar os conceitos relacionados com as anomalias associadas aos elementos de betão armado enquanto material de construção, bem como na importância durabilidade. Identificou-se os agentes e os mecanismos de deterioração quer do betão e quer do aço, de forma a direcionar o estudo para as principais anomalias que podem-se verificar nos diversos componentes de uma ponte ou viaduto. A seguinte fase do trabalho consiste na identificação dos principais métodos e procedimentos necessários para efetuar-se uma correta inspeção, tendo como objetivo avaliar a natureza e a extensão das anomalias, o que possibilitará na definição de intervenções adequadas de manutenção, conservação, reabilitação ou reforço. Por fim, com base nas fichas de inspeção fornecidas pelas Betar1, fez-se análise do estado de manutenção e do estado de conservação de um conjunto de pontes e viadutos na R.A.M., bem como das anomalias mais frequentes. Elaborou-se ainda um guia de anomalias, indicando-se as principais diretrizes para a realização de inspeções em pontes e viadutos, evidenciando as anomalias que podem verificar-se com maior frequência, bem como os trabalhos recomendados para cada situação. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1201 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Engenharia civil | pt_PT |
dc.subject | Viadutos | pt_PT |
dc.subject | Betão armado | pt_PT |
dc.subject | Madeira (Portugal) | pt_PT |
dc.subject | Ponte | pt_PT |
dc.subject | Obras de arte | pt_PT |
dc.subject | Sistemas | pt_PT |
dc.subject | Conservação e reabilitação | pt_PT |
dc.subject | Anomalia | pt_PT |
dc.subject | Inspeção | pt_PT |
dc.subject | Manutenção | pt_PT |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | pt_PT |
dc.title | Inspeção e reabilitação de pontes e viadutos em betão armado na R.A.M. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Civil | pt_PT |
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