Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoSílviaSpínola.pdf4.15 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório espelha o percurso e as experiências das três práticas pedagógicas desenvolvidas no decurso do 2.º ciclo de estudos do curso de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo exibe os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a intervenção educativa, bem como a componente prática dos estágios, evidenciada nos relatos oriundos da observação, da planificação e da avaliação, enquanto competências inerentes ao desempenho docente. A reflexão, acerca de todo o processo vivido, complementa todas estas circunstâncias. A base metodológica adotada neste relatório alicerça-se na Investigação-Ação, a partir da qual, através da pesquisa e implementação de diversas estratégias durante os estágios, procurou-se responder às questões delineadas: “Como promover o desenvolvimento de boas relações intra e interpessoais nas crianças da Sala dos Cristais?” e “Como estimular o gosto e o prazer pela leitura e pela escrita nos alunos do 1.º ano da EB1/PE/Creche de Água de Pena?”. Pretende-se, deste modo, sistematizar e enfatizar as práticas pedagógicas que foram dinamizadas, através de múltiplas atividades e princípios metodológicos, no sentido de promover aprendizagens ativas e significativas que respondessem adequadamente às capacidades e necessidades das crianças.
This report mirrors the journey and the experiences of the three pedagogic practices developed on the second cycle of studies of the course of Pre-School Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education. The same shows the theoretical and methodologic assumptions that guided the educational intervention, as well as the practical component of the internships, evidenced on the reports coming from observation, planification and evaluation as competences inherent to the teaching performance. The reflection about the whole process complements all of these circumstances. The methodologic base adopted in this report grounds itself on Action-Investigation, from which, through research and implementation of different strategies during the internships, were provided answers to the questions: “How to promote the development of good intra and interpersonal relations of the kids of Sala dos Cristais?” and “How to stimulate the pleasure and taste for reading and writing of the students from the first grade of EB1/PE/Creche of Água de Pena?”. It is intended to systemize and enhance the pedagogic practices that were developed, through multiples activities and methodological principles, in the way of promoting active and significative learnings that appropriately answered the capabilities and needs of the kids.

Description

Keywords

Educação Reflexão Crianças Education Reflection Kids Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License