Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCamacho, Maria José de Jesus
dc.contributor.authorSpínola, Sílvia Maria Vieira
dc.date.accessioned2018-06-27T13:57:44Z
dc.date.available2018-06-27T13:57:44Z
dc.date.issued2018-04-03
dc.description.abstractO presente relatório espelha o percurso e as experiências das três práticas pedagógicas desenvolvidas no decurso do 2.º ciclo de estudos do curso de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo exibe os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a intervenção educativa, bem como a componente prática dos estágios, evidenciada nos relatos oriundos da observação, da planificação e da avaliação, enquanto competências inerentes ao desempenho docente. A reflexão, acerca de todo o processo vivido, complementa todas estas circunstâncias. A base metodológica adotada neste relatório alicerça-se na Investigação-Ação, a partir da qual, através da pesquisa e implementação de diversas estratégias durante os estágios, procurou-se responder às questões delineadas: “Como promover o desenvolvimento de boas relações intra e interpessoais nas crianças da Sala dos Cristais?” e “Como estimular o gosto e o prazer pela leitura e pela escrita nos alunos do 1.º ano da EB1/PE/Creche de Água de Pena?”. Pretende-se, deste modo, sistematizar e enfatizar as práticas pedagógicas que foram dinamizadas, através de múltiplas atividades e princípios metodológicos, no sentido de promover aprendizagens ativas e significativas que respondessem adequadamente às capacidades e necessidades das crianças.pt_PT
dc.description.abstractThis report mirrors the journey and the experiences of the three pedagogic practices developed on the second cycle of studies of the course of Pre-School Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education. The same shows the theoretical and methodologic assumptions that guided the educational intervention, as well as the practical component of the internships, evidenced on the reports coming from observation, planification and evaluation as competences inherent to the teaching performance. The reflection about the whole process complements all of these circumstances. The methodologic base adopted in this report grounds itself on Action-Investigation, from which, through research and implementation of different strategies during the internships, were provided answers to the questions: “How to promote the development of good intra and interpersonal relations of the kids of Sala dos Cristais?” and “How to stimulate the pleasure and taste for reading and writing of the students from the first grade of EB1/PE/Creche of Água de Pena?”. It is intended to systemize and enhance the pedagogic practices that were developed, through multiples activities and methodological principles, in the way of promoting active and significative learnings that appropriately answered the capabilities and needs of the kids.pt_PT
dc.identifier.tid201900564pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1988
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectKidspt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoSílviaSpínola.pdf
Size:
4.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: