Repository logo
 
Publication

Possibilidades argumentativas da imagem publicitária

dc.contributor.authorMateus, Samuel
dc.date.accessioned2020-10-14T08:43:29Z
dc.date.available2020-10-14T08:43:29Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractProcurando fazer dialogar o estudo do discurso publicitário com a retórica visual, procura-se fundamentar teoricamente a plausibilidade de uso da expressão “argumentos visuais” no discurso publicitário a partir da discussão de quatro qualidades retóricas das imagens, e da importância dos tropos retóricos para a eficácia persuasiva dos anúncios publicitários. A utilização massiva de figuras retóricas parece ir ao encontro de uma adaptação funcional da publicidade às sociedades hodiernas de forte cultura visual, onde a necessidade de apreensão instantânea da mensagem vai a par com a necessidade de apresentar esse conteúdo de modo renovado e criativo.pt_PT
dc.description.abstractTrying to connect the study of advertising with visual rhetoric, the paper looks for a theoretical justification of the term “Visual arguments” when applied to advertising. It discusses four rhetorical qualities of the images, and the importance of rhetorical tropes to the persuasive effectiveness of advertisements. The massive use of rhetorical figures seems to meet a functional adaptation of advertising to contemporary societies having a prevailing visual culture where the need to seize instantly a message is on pair with the need to present this content in a fresh and creative way.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMateus, S. (2015). Possibilidades argumentativas da imagem publicitária. Publicitas: Comunicación y Cultura, 3(2), 27-36.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2924
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherDepartamento Publicidad e Imagen de la Universidad de Santiago de Chilept_PT
dc.subjectRetórica visualpt_PT
dc.subjectArgumento visualpt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectTropopt_PT
dc.subjectVisual rhetoricpt_PT
dc.subjectVisual argumentpt_PT
dc.subjectAdvertisingpt_PT
dc.subjectImagept_PT
dc.subjectTropept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titlePossibilidades argumentativas da imagem publicitáriapt_PT
dc.title.alternativeArgumentative possibilities of advertising imagept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantiago (Chile)pt_PT
oaire.citation.endPage36pt_PT
oaire.citation.startPage27pt_PT
oaire.citation.titlePublicitas: Comunicación y Culturapt_PT
oaire.citation.volume3(2)pt_PT
person.familyNameMateus
person.givenNameSamuel
person.identifier0000000069601294
person.identifier.ciencia-id7510-B725-7BE3
person.identifier.orcid0000-0002-1034-6449
person.identifier.scopus-author-id57188589802
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb4dedee1-9076-4d77-a4e7-096bbc60b651
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb4dedee1-9076-4d77-a4e7-096bbc60b651

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Possibilidades_Argumentativas_da_ImagemSamuelMateus.pdf
Size:
391.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format