Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Possibilidades argumentativas da imagem publicitária

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Procurando fazer dialogar o estudo do discurso publicitário com a retórica visual, procura-se fundamentar teoricamente a plausibilidade de uso da expressão “argumentos visuais” no discurso publicitário a partir da discussão de quatro qualidades retóricas das imagens, e da importância dos tropos retóricos para a eficácia persuasiva dos anúncios publicitários. A utilização massiva de figuras retóricas parece ir ao encontro de uma adaptação funcional da publicidade às sociedades hodiernas de forte cultura visual, onde a necessidade de apreensão instantânea da mensagem vai a par com a necessidade de apresentar esse conteúdo de modo renovado e criativo.
Trying to connect the study of advertising with visual rhetoric, the paper looks for a theoretical justification of the term “Visual arguments” when applied to advertising. It discusses four rhetorical qualities of the images, and the importance of rhetorical tropes to the persuasive effectiveness of advertisements. The massive use of rhetorical figures seems to meet a functional adaptation of advertising to contemporary societies having a prevailing visual culture where the need to seize instantly a message is on pair with the need to present this content in a fresh and creative way.

Description

Keywords

Retórica visual Argumento visual Publicidade Publicidade Tropo Visual rhetoric Visual argument Advertising Image Trope . Faculdade de Artes e Humanidades

Citation

Mateus, S. (2015). Possibilidades argumentativas da imagem publicitária. Publicitas: Comunicación y Cultura, 3(2), 27-36.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Departamento Publicidad e Imagen de la Universidad de Santiago de Chile

CC License