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Abstract(s)
A Matemática para a Vida é uma disciplina dos Currículos Específicos Individuais que pretende ajudar os alunos com Necessidades Educativas Especiais a desenvolver aptidões que aumentem as suas competências pessoais e sociais e que facilitem a sua integração na sociedade. A matriz curricular visa a promoção da autonomia de modo a termos alunos capazes de enfrentar o dia a dia sozinhos.
A presente investigação procurou conhecer mais sobre a forma como alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) aprendem a Matemática para a Vida,
de que forma atribuem significados, o que abrangem esses significados e qual
o papel dos robots na construção dessa aprendizagem.
Utilizou-se uma abordagem qualitativa com recurso à observação participante.
O estudo envolveu a criação de um cenário de aprendizagem composto por um robot
e elementos com formas geométricas distintas, tendo como participantes duas
alunas com NEE. A recolha de dados foi feita por observação direta, registos áudio
e vídeo e análise dos trabalhos desenvolvidos pelas alunas.
Da análise dos dados concluiu-se que o uso dos robots permitiu uma aproximação da escola às reais necessidades dos alunos com NEE, proporcionando-lhes novas oportunidades de aprendizagem e momentos de descoberta e partilha. Ao trabalharem com o robot, as alunas adquiriram novas competências e, como consequência das suas pequenas conquistas, ganharam mais autonomia, tornando-se capazes de tomar decisões face aos desafios enfrentados.
A utilização do robot contribuiu ainda para o estímulo da criatividade, além de ter
permitido a construção do conhecimento de acordo com o ritmo individual das alunas, ao possibilitar novas formas de pensar e de aprender.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Robot Cenários de aprendizagem Matemática para a vida Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia