Publication
Ensino da matemática para a vida: criação de cenários de aprendizagem com recurso a robots
dc.contributor.advisor | Santos, Elci Alcione Almeida dos | |
dc.contributor.author | Alves, Teresa Regina Gomes | |
dc.date.accessioned | 2015-02-02T14:37:47Z | |
dc.date.available | 2015-02-02T14:37:47Z | |
dc.date.issued | 2014-09 | |
dc.date.submitted | 2015-02-02 | |
dc.description.abstract | A Matemática para a Vida é uma disciplina dos Currículos Específicos Individuais que pretende ajudar os alunos com Necessidades Educativas Especiais a desenvolver aptidões que aumentem as suas competências pessoais e sociais e que facilitem a sua integração na sociedade. A matriz curricular visa a promoção da autonomia de modo a termos alunos capazes de enfrentar o dia a dia sozinhos. A presente investigação procurou conhecer mais sobre a forma como alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) aprendem a Matemática para a Vida, de que forma atribuem significados, o que abrangem esses significados e qual o papel dos robots na construção dessa aprendizagem. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com recurso à observação participante. O estudo envolveu a criação de um cenário de aprendizagem composto por um robot e elementos com formas geométricas distintas, tendo como participantes duas alunas com NEE. A recolha de dados foi feita por observação direta, registos áudio e vídeo e análise dos trabalhos desenvolvidos pelas alunas. Da análise dos dados concluiu-se que o uso dos robots permitiu uma aproximação da escola às reais necessidades dos alunos com NEE, proporcionando-lhes novas oportunidades de aprendizagem e momentos de descoberta e partilha. Ao trabalharem com o robot, as alunas adquiriram novas competências e, como consequência das suas pequenas conquistas, ganharam mais autonomia, tornando-se capazes de tomar decisões face aos desafios enfrentados. A utilização do robot contribuiu ainda para o estímulo da criatividade, além de ter permitido a construção do conhecimento de acordo com o ritmo individual das alunas, ao possibilitar novas formas de pensar e de aprender. | por |
dc.identifier.tid | 201155885 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/693 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Robot | por |
dc.subject | Cenários de aprendizagem | por |
dc.subject | Matemática para a vida | por |
dc.subject | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | por |
dc.title | Ensino da matemática para a vida: criação de cenários de aprendizagem com recurso a robots | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |