Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.87 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório, com a finalidade da obtenção do grau de mestre em Educação Pré-
Escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, é o reflexo de todo o trabalho realizado em contexto de estágio no âmbito da educação de infância na valência creche, numa sala de transição, com crianças que se encontram na faixa etária entre 1 ano e meio e os 3 anos. Este explana, assim, os ideais teóricos que fundamentam a práxis desenvolvida, evidenciando a construção e a formação contínua do educador reflexivo e investigador em contexto de creche, com uma especial atenção no papel da rotina diária, estabelecendo uma ligação às vivências desencadeadas e proporcionadas no ambiente educativo.
Realça, também, através das opções metodológicas, a base da ação educativa e das
experiências vivenciadas, com incidência na pedagogia-em-participação e no modelo High
Scope que defende a aprendizagem ativa das crianças. Procura, destacar a importância do
processo de observação e investigação-ação com vista à reformulação da prática, respeitando as necessidades e interesses de toda a comunidade educativa e grupo de crianças.
Aqui evidencia-se a contribuição da rotina diária na aprendizagem, na autonomia e na
socialização das crianças, tendo como questão de investigação: Como contribuir para o processo de desenvolvimento e consolidação da rotina diária em busca da autonomia e da socialização? Para dar resposta à questão, foram desenvolvidas durante o estágio, atividades e
estratégias com vista a observar e analisar os resultados obtidos.
Com o desenvolvimento deste projeto, observou-se atitudes positivas nos
comportamentos das crianças com o resto do grupo e uma maior socialização entre as
mesmas, sendo visível uma maior perceção por parte das crianças em relação à vida do
grupo. Conclui-se que toda esta oportunidade criou uma situação de aprendizagem e
experiência significativas e permitiu a criação de novas conceções e competências sobre a educação.
Description
Keywords
Educador de infância Educador reflexivo Rotina diária Pedagogia-em-participação Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais