Publication
Relatório de estágio da intervenção pedagógica realizada no Infantário “O Polegarzinho”
dc.contributor.advisor | Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas | |
dc.contributor.author | Lourenço, Carla Filipa Santos Rodrigues Rosa | |
dc.date.accessioned | 2014-12-09T15:40:05Z | |
dc.date.available | 2014-12-09T15:40:05Z | |
dc.date.issued | 2014-05 | |
dc.date.submitted | 2014-12-09 | |
dc.description.abstract | O presente relatório, com a finalidade da obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, é o reflexo de todo o trabalho realizado em contexto de estágio no âmbito da educação de infância na valência creche, numa sala de transição, com crianças que se encontram na faixa etária entre 1 ano e meio e os 3 anos. Este explana, assim, os ideais teóricos que fundamentam a práxis desenvolvida, evidenciando a construção e a formação contínua do educador reflexivo e investigador em contexto de creche, com uma especial atenção no papel da rotina diária, estabelecendo uma ligação às vivências desencadeadas e proporcionadas no ambiente educativo. Realça, também, através das opções metodológicas, a base da ação educativa e das experiências vivenciadas, com incidência na pedagogia-em-participação e no modelo High Scope que defende a aprendizagem ativa das crianças. Procura, destacar a importância do processo de observação e investigação-ação com vista à reformulação da prática, respeitando as necessidades e interesses de toda a comunidade educativa e grupo de crianças. Aqui evidencia-se a contribuição da rotina diária na aprendizagem, na autonomia e na socialização das crianças, tendo como questão de investigação: Como contribuir para o processo de desenvolvimento e consolidação da rotina diária em busca da autonomia e da socialização? Para dar resposta à questão, foram desenvolvidas durante o estágio, atividades e estratégias com vista a observar e analisar os resultados obtidos. Com o desenvolvimento deste projeto, observou-se atitudes positivas nos comportamentos das crianças com o resto do grupo e uma maior socialização entre as mesmas, sendo visível uma maior perceção por parte das crianças em relação à vida do grupo. Conclui-se que toda esta oportunidade criou uma situação de aprendizagem e experiência significativas e permitiu a criação de novas conceções e competências sobre a educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/666 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educador de infância | por |
dc.subject | Educador reflexivo | por |
dc.subject | Rotina diária | por |
dc.subject | Pedagogia-em-participação | por |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Relatório de estágio da intervenção pedagógica realizada no Infantário “O Polegarzinho” | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |