Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio da intervenção pedagógica realizada no Infantário “O Polegarzinho”

dc.contributor.advisorKot-Kotecki, Ana Maria França Freitas
dc.contributor.authorLourenço, Carla Filipa Santos Rodrigues Rosa
dc.date.accessioned2014-12-09T15:40:05Z
dc.date.available2014-12-09T15:40:05Z
dc.date.issued2014-05
dc.date.submitted2014-12-09
dc.description.abstractO presente relatório, com a finalidade da obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, é o reflexo de todo o trabalho realizado em contexto de estágio no âmbito da educação de infância na valência creche, numa sala de transição, com crianças que se encontram na faixa etária entre 1 ano e meio e os 3 anos. Este explana, assim, os ideais teóricos que fundamentam a práxis desenvolvida, evidenciando a construção e a formação contínua do educador reflexivo e investigador em contexto de creche, com uma especial atenção no papel da rotina diária, estabelecendo uma ligação às vivências desencadeadas e proporcionadas no ambiente educativo. Realça, também, através das opções metodológicas, a base da ação educativa e das experiências vivenciadas, com incidência na pedagogia-em-participação e no modelo High Scope que defende a aprendizagem ativa das crianças. Procura, destacar a importância do processo de observação e investigação-ação com vista à reformulação da prática, respeitando as necessidades e interesses de toda a comunidade educativa e grupo de crianças. Aqui evidencia-se a contribuição da rotina diária na aprendizagem, na autonomia e na socialização das crianças, tendo como questão de investigação: Como contribuir para o processo de desenvolvimento e consolidação da rotina diária em busca da autonomia e da socialização? Para dar resposta à questão, foram desenvolvidas durante o estágio, atividades e estratégias com vista a observar e analisar os resultados obtidos. Com o desenvolvimento deste projeto, observou-se atitudes positivas nos comportamentos das crianças com o resto do grupo e uma maior socialização entre as mesmas, sendo visível uma maior perceção por parte das crianças em relação à vida do grupo. Conclui-se que toda esta oportunidade criou uma situação de aprendizagem e experiência significativas e permitiu a criação de novas conceções e competências sobre a educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/666
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducador de infânciapor
dc.subjectEducador reflexivopor
dc.subjectRotina diáriapor
dc.subjectPedagogia-em-participaçãopor
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleRelatório de estágio da intervenção pedagógica realizada no Infantário “O Polegarzinho”por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEducação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCarlaLourenço.pdf
Size:
3.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: