dc.contributor.author | Sousa, Diogo | |
dc.contributor.author | Jesus, Octávio | |
dc.contributor.author | Nóbrega, Adérito | |
dc.contributor.author | Alves, Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2018-01-05T16:25:41Z | |
dc.date.available | 2018-01-05T16:25:41Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | A Capoeira muitas vezes é designada de dança, de luta e de jogo, mas o mais importante nesta designação é saber que esta poderá ser aquilo que querermos dela, pois dependerá da forma como queremos abordá-la nas aulas ou até no nosso dia-a-dia. Isto tudo dependerá da metodologia a utilizar e da forma como pretendemos transformar os nossos alunos através desta atividade. Está é uma temática pertinente, pois segundo Figueiredo (1998), os Desportos de Combate (DC) têm visto o seu valor formativo a ser descurado pelos professores de Educação Física (EF), pelo que estes se baseiam em justificações/desculpas, para não abordarem, estes tipos de Desportos nas aulas de Educação Física. Os objetivos deste artigo passam por demonstrar que a Capoeira poderá ser mais uma alternativa viável à abordagem dos DC, assim como demonstrar que na escola não devemos procurar formar atletas, mas sim Homens, utilizando as diferentes matérias possíveis como meio de transformação, e não como um fim em si mesmo. Paralelamente a estes objetivos pretendemos analisar a perceção dos professores em relação à matéria dos DC e da Capoeira, perceber o que leva ou não à lecionação desta matéria nas aulas de Educação Física; analisar a perceção/satisfação dos alunos em relação à matéria dos DC e à experiência de Capoeira, após uma experiência em aula; perceber se existem diferenças na satisfação dos alunos entre a atuação de um professor com formação específica e de um professor sem formação específica em Capoeira. Este último objetivo será o ponto central da nossa discussão, pois segundo Figueiredo (1998) é uma das justificações que os professores utilizam para não lecionarem DC nas suas aulas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8805-10-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1751 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.subject | Desportos de combate | pt_PT |
dc.subject | Capoeira | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Abordagem da capoeira na escola | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 103 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 86 | pt_PT |
oaire.citation.title | Problemáticas da educação física II | pt_PT |
person.familyName | Alves | |
person.givenName | Ricardo | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2515-7587 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 380a57e9-84d4-4e76-b0cf-5bfb652f14a2 | |
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